Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > Comando Aéreo Sudeste realiza Celebração Católica, Espírita e Evangélica em Ação de Graças pelo Mês da Asa
Início do conteúdo da página

Em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, tradicionalmente comemorado em 23 de outubro, na Jurisdição do Comando Aéreo Sudeste – IV COMAR, foram celebrados no dia 18 de outubro de 2021, três eventos religiosos em Ação de Graças pelo Mês da Asa.

 

Na Capela Militar Católica Nossa Senhora Aparecida da Base Aérea de São Paulo, foi realizada a Missa Católica.

 

A celebração foi presidida pelo reverendíssimo senhor Bispo Diocesano de Guarulhos Dom Edimilson Amador Caetano, que em sua fala inicial saudou os Oficiais Generais presentes, parabenizou a BASP pelos seus 80 anos e lembrou também a data que marca a comemoração do Dia do médico, em reverência a São Lucas.

 

Estiveram presentes na Missa o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, o Comandante do Comando Aéreo Sudeste, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã, o Chefe do Estado-Maior do COMGAP, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo e o Subdiretor de Fiscalização e Controle da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico, Brigadeiro do Ar Marcos Dias Marschall, além de Chefes, Diretores e demais Oficiais Superiores da FAB, e militares da GUARNAE-SP.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Farcic agradeceu ao Major-Brigadeiro Chã pela organização dos eventos do mês da ASA, e ao Comandante da Base Aérea de Guarulhos, Coronel Aviador Fábio Luis Cuzziol, pela recepção da missa e do culto, ambos realizados na BASP. “Esse ano é um ano especial para a Força Aérea Brasileira, das três Forças Armadas é a mais jovem, mas já é uma senhora de 80 anos. Nós temos muitos motivos para dar graças aos nossos antecessores que tiveram Deus iluminando o caminho deles. Essa Força evoluiu. Foi uma Força que se modernizou e este ano está recebendo dois presentes: duas aeronaves, uma de transporte e uma de caça. Sinal de que as coisas estão evoluindo, e de que estamos garantindo, para os próximos 30 anos, o futuro dos militares que servem à FAB e com isso garantindo a missão institucional para a qual trabalhamos diariamente”, comemora o Comandante-Geral de Apoio.

 

O Culto Evangélico foi celebrado sob a direção do Capitão Marcelo, Capelão Evangélico da BASP e contou com a presença do Diretor do Instituto de Logística da Aeronáutica, Coronel Aviador Gabriel Henriques de Oliveira Farias, e do Reverendo Pr. Jonas Neves de Souza, Pastor Presidente da Igreja Batista do Povo, na Vila Mariana, em São Paulo.

 

O Culto solene teve participação de militares de diversas OMs da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo, que cantaram e tocaram seus instrumentos abrilhantando a Celebração.

 

A reflexão apresentada pelo Pr. Jonas Neves foi uma mensagem encorajadora, muito agradável e motivadora, fortalecendo valores familiares, institucionais e de fé, dizendo que "mais importante do que a religião em si é a vida de comunhão com Deus, que preenche o vazio existencial e faz do ser humano melhor pai, melhor mãe, melhor amigo e profissional"; disse que “o ser humano encontra paz verdadeira a medida que se aproxima de Deus” e lembrou ainda a necessidade de acreditar que, em todos os momentos e circunstâncias da vida, Deus se importa com seus filhos, citando o texto do versículo 9, do primeiro capítulo do Livro de Josué (Bíblia): "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor , teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Concluindo a homilia, o pastor falou também sobre relevância da Força Aérea Brasileira, de tudo o que representa a "farda azul" e da necessidade de aproximação entre a comunidade civil e militar.

 

A Palestra Espírita, repleta de momentos de reflexão, foi realizada pela palestrante Sra. Paula Cintia Del Nero Martins Alves, Fisioterapeuta e Acupunturista como profissão e Palestrante Espírita há mais de 10 anos, atualmente voluntária como Evangelizadora na infância Espírita, no Centro Espírita Discípulos do Evangelho em Guarulhos-SP.

 

Estiveram presentes na palestra o Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, o Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado Junior, o Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Hudson Peçanha Murad, o Prefeito de Aeronáutica de São Paulo, Coronel Intendente Andrei Leça Borges e o Diretor do Hospital de Força Aérea de São Paulo, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo e militares das diversas OMs da GUARNAE-SP.

 

“A atuação como palestrante espírita para os militares é como o reconhecimento do trabalho espiritual. É poder levar a palavra do Mestre e as informações da Doutrina Espírita àqueles que servem a nação com todo o desvelo e abnegação. É uma honra! Eu me coloco à disposição de poder servir com muita alegria, considerando que as palavras enviadas pela espiritualidade adentram solo fértil. Agradeço sempre o acolhimento e respeito com o qual nos convidam e aceitam este trabalho”, declarou a Sra. Paula Cintia Del Nero Martins Alves.

 

 

 

 

Fonte: 1T Aline Bezerra (ACS COMGAP), 1T Anelise (ACS ILA)
e
2T Tatiana Quadros (ACS PAMASP)
Fotografias: 3S Juliane (CELOG), S1 O. Rodrigues (ILA) e S1 Queiroz (PAMASP)
 
Fim do conteúdo da página