Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > Visita do ILA ao Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército
Início do conteúdo da página

No dia 30/09, o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), representado pelo Chefe da Divisão de Ensino (DE) Ten Cel Av Laudares e pelo Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) Maj Eng Jardel, realizou uma visita ao Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex) em Taubaté.

O Batalhão é uma Unidade Operacional pertencente ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), cuja missão precípua é realizar a manutenção do material de aviação das Unidades da Aviação do Exército, bem como o suprimento específico de aviação em proveito destas, seja em ações de combate, operações de apoio à comunidade ou exercícios, de forma a assegurar a disponibilidade das aeronaves.

A visita foi realizada após convite feito pelo Comandante do Batalhão, Ten Cel Anderson Silveira Lago, e teve o intuito de promover troca de conhecimentos na área de Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) e metodologia MSG-3. Durante a visita, os militares do ILA puderam conhecer as instalações do BMS e observar as linhas de revisão das frotas das aeronaves Esquilo, Pantera, Cougar e Jaguar.

Na oportunidade, o Maj Jardel realizou uma palestra sobre a aplicação de MCC na FAB, expondo alguns casos práticos de utilização da metodologia para melhoria do programa de manutenção de frotas de aeronaves do COMAER. Cabe ressaltar que o IFI também se fez representado pelo Ten Cel Basílio, adjunto da Divisão de Certificação de Produtos Aeronáuticos (CPA) daquele Instituto, que, por sua vez, fez uma apresentação abordando o mesmo assunto, porém, sob a ótica da autoridade aeronáutica certificadora. Ainda, representando a indústria, o Engenheiro Mário Sérgio Takaes, da EMBRAER, realizou uma apresentação sobre a utilização da metodologia MSG-3 na Aviação Militar.

Durante a visita também foram tratados assuntos referentes aos cursos promovidos pelo ILA e a possibilidade de participação de militares do Exército. O Maj Jardel aproveitou a oportunidade para mencionar a realização bianual do Encontro de Confiabilidade na Aviação no ILA, ratificando a importância de serem apresentados trabalhos realizados no âmbito da Aviação do Exército.

Nas palavras do Ten Cel Alexandre Galo Lopes, Subcomandante do Batalhão:

"A contribuição da FAB e da EMBRAER quanto ao compartilhamento de conhecimentos e de experiências referentes à Metodologia MSG-3 e à Manutenção Centrada em Confiabilidade é um motivo de grande orgulho, honra e gratidão. Gratidão, porque desde a recriação da Aviação do Exército, a FAB sempre apoiou irrestritamente o Exército Brasileiro para o alcance dos seus objetivos e para a melhoria dos seus processos em Aviação. Honra, porque pudemos contar com profissionais de altíssimo nível, nos transmitindo informações na fronteira do conhecimento em manutenção aeronáutica. A implementação de tais práticas certamente nos ajudará a aumentar a eficiência da nossa logística e contribuirá para incrementarmos cada vez mais a segurança, a operacionalidade e a economicidade das nossas atividades aéreas. E orgulho pela nossa brasileira EMBRAER, empresa que eleva o Brasil aos mais altos níveis da aviação mundial, e que gentilmente nos permitiu receber os ricos ensinamentos de um profissional dos seus mais importantes quadros. O Engenheiro Takaes, com a sua imensa experiência e o seu profundo conhecimento técnico sobre elaboração e otimização de planos de manutenção para a Aviação Militar, nos fez ver mais longe. Sob o enfoque da Indústria, pudemos vislumbrar um amplo horizonte de oportunidades para a manutenção e para o suprimento das nossas aeronaves, cujas implicações resultarão no aumento do poder de combate do Exército Brasileiro".

Por fim, o Ten Cel Lago agradeceu os militares da FAB e o Engenheiro Mário Takaes pelas apresentações realizadas, reforçando a necessidade de aproximação entre as Forças e a busca de conhecimento na área de Manutenção Centrada na Confiabilidade pelo Exército Brasileiro. O Ten Cel Laudares, representando o Diretor do ILA, entregou ao Ten Cel Lago uma lembrança do Instituto e também o convite para o 2º Seminário de Logística, a ser realizado no dia 14 de outubro do presente ano, naquele Instituto.

Fim do conteúdo da página