Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > ILA RECEBE A PARAGON PARA PALESTRA AOS ALUNOS DO CESLOG
Início do conteúdo da página

No último dia 09 de setembro, o ILA recebeu o Sr. Gustavo Dezem Telles, Gerente Geral da Paragon Decision Science, empresa de referência no mercado brasileiro na área de consultoria para melhoria de processos, com especialização em modelagem matemática e simulação. A Paragon é também a única empresa certificada na América Latina para capacitar profissionais nos softwares Arena® e Simio®, ferramentas computacionais de simulação e automação de classe mundial, de uso amplo tanto em ambiente de negócios quanto no meio acadêmico.

O Sr. Gustavo foi recebido pelo Diretor do ILA, Coronel Aviador Gabriel Henriques de Oliveira Farias, que agradeceu ao palestrante por ter atendido ao convite do Instituto, e comentou sobre a importância deste tipo de evento para a formação dos alunos e também para o fomento da cultura institucional nesta área do conhecimento. O público presente constituiu-se de alunos da turma 2020-2021 do CESLOG e Oficiais do efetivo do ILA.

Em sua exposição oral, o Sr. Gustavo apresentou casos logísticos de destaque em que a Paragon teve a oportunidade de atuar, como o de desenvolvimento de soluções para o planejamento e otimização da capacidade operacional da CEMIG, e também o de validação do planejamento das obras de expansão do Aeroporto de Guarulhos, em parceria com o Exército Brasileiro. Em ambos os casos foi possível obter melhoria na eficiência operacional, resultando em melhorias nos prazos de execução das tarefas, associadas a economias significativas de recursos, tudo isso a partir de trabalhos de modelagem e simulação.

Na sequência, o palestrante ofereceu destaque especial ao trabalho de logística humanitária realizado pela empresa ao longo do ano de 2020, relacionado à gestão de insumos requeridos para combate à pandemia de COVID-19. Nos meses iniciais da pandemia, existiam enormes incertezas acerca de dados como a curva de contaminação, equipamentos de proteção necessários aos profissionais da saúde e quais regiões do país teriam maior incidência de casos, entre outras. A partir de um esforço conjunto envolvendo os Ministérios de Infraestrutura e da Saúde, além de outros órgãos como a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), a Paragon desenvolveu uma simulação a partir do cruzamento de variadas bases de dados, o que permitiu aos gestores envolvidos a tomada de diversas decisões relacionadas ao planejamento da logística necessária ao enfrentamento da COVID-19.

Por fim, o Sr. Gustavo agradeceu pela oportunidade de expandir o relacionamento com a Força Aérea Brasileira, expressando o sentimento de honra em poder contribuir com o CESLOG. Além disso, ofertou a possibilidade de realização de um treinamento no software Arena® para dois alunos com desempenho acadêmico destacado na turma do CESLOG 20-21, sem custos. O instrutor da disciplina do CESLOG de Modelagem e Simulação Aplicadas à Logística, Capitão Engenheiro Daniel Cherobini, pertencente ao efetivo do ILA, teceu os agradecimentos finais, destacando o brilhantismo da apresentação feita pelo convidado, e o quanto é importante tomar conhecimento de resultados reais, que podem ser obtidos a partir da utilização de ferramentas computacionais de simulação, em casos logísticos de grande relevância.

"O palestrante conseguiu reter a atenção da plateia ao demonstrar como, a partir de diferentes bases de dados nos mais variados cenários logísticos, foi possível realizar o emprego de algumas das ferramentas apresentadas de modo teórico nas disciplinas do CESLOG, em especial a simulação de eventos discretos viabilizada a partir do software Arena®", relatou o 1º Ten Esp Av Maycon Eduardo Ferreira Gasque, aluno da atual turma do CESLOG que obteve o maior grau na disciplina de Modelagem e Simulação Aplicadas à Logística.

Fim do conteúdo da página