Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > ENCERRAMENTO DO CURSO DE INSPETOR DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA – CIMA
Início do conteúdo da página

 

No dia 10 de março de 2021, realizou-se a cerimônia de encerramento do Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica, no Auditório do ILA. Foram formados 27 alunos, sendo 25 militares da FAB e 2 da Marinha do Brasil.

O CIMA, realizado na modalidade semipresencial, tem por objetivo capacitar suboficiais e sargentos para a função de Inspetor de Manutenção Aeronáutica, último degrau na qualificação dos mantenedores de aeronaves na FAB. Dentre as disciplinas ministradas no curso, destacam-se: Fundamentos em manutenção de aeronave, Confiabilidade e gestão da qualidade em manutenção, Ensaios tecnológicos, Conhecimentos básicos de investigação de ocorrências aeronáuticas e Higiene e segurança do trabalho.

“Os inspetores são fundamentais para a Força Aérea Brasileira, pois atuam como peças-chave para a garantia da qualidade e segurança de voo durante o processo de manutenção aeronáutica”, reforçou o Ten Cel Laudares, Chefe da Divisão de Ensino do ILA."

São exigidos alguns pré-requisitos para realizar o curso, como: ser Suboficial ou 1º Sargento atuando há pelo menos 3 anos na área de manutenção aeronáutica do SISMA, na manutenção de aeronaves, seus sistemas e/ou componentes; ter realizado o Curso de Elevação de Nível de Mantenedor (CENM) há pelo menos 2 anos; e exercer ou estar designado para exercer a função de Inspetor de Manutenção Aeronáutica.


 “Acreditamos que durante o curso tivemos oportunidade de consolidar diversos elos do conhecimento da manutenção aeronáutica e nossa missão não teria êxito se não tivesse a presença de uma instituição de ensino tão forte quanto o ILA (Instituto de Logística da Aeronáutica)”, ressaltou o 1º Sgt SML Luiz Carlos de Souza Ramos Júnior, orador da turma CIMA 2021.

 

Fonte: Dcs - ILA.

Fim do conteúdo da página