Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > ILA SEDIA REUNIÃO DA DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA DA AERONÁUTICA
Início do conteúdo da página

 

Ocorreu, entre os dias 07 e 09 de julho, a III Reunião de Infraestrutura da Aeronáutica - REINFRA, organizada pela Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica - DIRINFRA e realizada no Instituto de Logística da Aeronáutica - ILA. O evento contou com a prática das diretrizes de segurança e saúde para o distanciamento social devido a pandemia de Covid-19, como a utilização de máscaras, aferição de temperatura e tapetes de desinfecção na entrada do evento e do rancho.

Presidida pelo Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, o Senhor Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, acompanhado pelo Subdiretor de Planejamento, o Senhor Brigadeiro Engenheiro Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado Junior e pelo Subdiretor de Fiscalização e Controle, o Senhor Coronel Intendente Alexandre Aldir Soares Paes, a III REINFRA contou com a participação do Vice-Presidente da COMARA e dos Chefes do CEPE, do GAC INFRA-AN e dos sete Destacamentos de Infraestrutura.

 

O primeiro dia foi direcionado às apresentações da DIRINFRA, tendo seu Diretor discorrido sobre as Diretrizes Gerais, os desafios a serem perseguidos dentro do escopo dos quatro Sistemas de responsabilidade da Diretoria, Sistema de Engenharia (SISENG), Sistema de Patrimônio (SISPAT), Sistema de Contraincêndio (SISCON) e Sistema de Gestão Ambiental (SISGA), bem como sobre as razões que indicam a necessidade de mudança organizacional na Diretoria. Na sequência, foi apresentada pelo Subdiretor de Planejamento a proposta do novo Regulamento da DIRINFRA – ROCA e do correspondente Regimento Interno – RICA.

 

 

 Entre as demais apresentações feita pela DIRINFRA, cabe destacar, como ponto central desta REINFRA, a apresentação de propostas de atualização das Instruções do SISENG, incluindo a elaboração de Instrução específica para a gestão do Plano de Infraestrutura da Aeronáutica, e a discussão do planejamento das atividades daquele Sistema, com foco na previsão de projetos e obras constantes no PlanINFRA, no planejamento de atividades da Engenharia de Campanha e da Gerência de Pavimentos, no controle de fiscalizações futuras e, ainda, no desenvolvimento dos projetos em BIM.

 

 No segundo e no terceiro dia o Vice-Presidente da COMARA e os Chefes das OM subordinadas exibiram as respectivas situações de suas unidades, abordando o quantitativo de efetivo, atuais projetos e obras em andamento, estrutura física, controle patrimonial, entre outros assuntos pertinentes à rotina e tarefas de cada Organização.

 

O III REINFRA teve seu encerramento com as palavras do Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, que fez uma síntese de todos os assuntos apresentados e enfatizou a necessidade de ações coordenadas na área de infraestrutura, de modo a termos uma sinergia dos recursos humanos e materiais disponíveis, para o atendimento das necessidade de obras do COMAER. Por fim, agradeceu todo apoio prestado pelo Instituto de Logística da Aeronáutica e pelo Grupamento de Apoio de São Paulo para a realização desta Reunião, bem com a presença de todos os participantes.

 

 

Texto: W. Brand 3S QSCON TPV

Fotos: ILA

Fim do conteúdo da página