O tradicional desfile 7 de Setembro na cidade de São Paulo (SP) ocorreu no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, popularmente conhecido como o Sambódromo do Anhembi, e contou com um públicoestimado de 30 mil pessoas. Desfilaram representantes das Forças Armadas, Forças Auxiliares, Grupos de Escoteiros, Expedicionários e Escolas da Rede Pública, Associações Civis, além de grupamentos compostos por viaturas, motos, botes náuticos, equinos e cães.
Sendo representada por 1.200 militares, a Tropa da FAB foi dividida em oito grupamentos compostos por:Subgrupamento de Comando, Guarda de Honra, Subgrupamento Masculino, Subgrupamento Feminino, Subgrupamento Misto, Subgrupamento de Aeronavegantes, Subgrupamento de Infantaria e a Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP). Para o Cb Álvaro Batista de Lima, militar que compôs a tropa de Infantaria, pertencente ao efetivo do Instituto de Logística da Aeronáutica, desfilar no Dia 07 de Setembro representou: “Orgulho de poder enaltecer a história dos bravos que outrora lutaram por nossa liberdade”.
“O Dia 07 de setembro é sempre uma oportunidade em que as Forças Armadas podem interagir com a sociedade civil no sentido de demonstrar as capacidades e comprometimento da Força com a Constituição Brasileira, em cumprimento da nossa Constituição no que se refere as liberdades e garantias individuais.”, ressaltou o CHEM do COMGAP, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto CrepaldiAffonso, ao assistir à performance da Guarnição da FAB em São Paulo, no 197º Aniversário da Independência do Brasil.
“É uma satisfação muito grande pertencer as Forças Armadas, e especialmente a Força Aérea Brasileira como músico, e também em poder participar deste dia 07 de Setembro, Dia da Pátria, da Independência do nosso Brasil. É poder demonstrar civismo, cidadania e patriotismo para que tenhamos um País cada vez melhor”, disse o Capitão Músico Josemir Pereira do Vale, Mestre da Banda Sinfônica da BASP.
“O sentimento de Patriotismo vivido diariamente pelos militares, ganha uma dimensão especial no Sete de Setembro. A participação das praças, assessorando o Alto Comando, denota a unidade e coesão da tropa. Dia de Festa para a GUARNAE-SP, para a FAB e para o Brasil. Sou grato pela oportunidade de vivenciar esse momento como Primeiro Graduado Master de Nossa Guarnição de Aeronáutica de São Paulo, relatou o SO BMA Lindomar Xavier do Nascimento.
“É uma honra estar presente e prestigiar pela 1ª vez este desfile de todas as Forças que servem o nosso País, e também muito emocionante perceber de perto todo o amor e dedicação ao nosso Brasil”, declarou a Nutricionista Larissa Araújo Diácos, que estava na plateia do Sambódromo.
“Comandar o grupamento feminino da FAB é um sentimento de Patriotismo, e estou realmente vibrando por estar aqui a frente dessas meninas tão empoderadas, bem-sucedidas, mulheres totalmente diferenciadas dentro do nosso país, motivo de grande orgulho pra mim, externou a Comandante da Tropa Feminina, Major Intendente Roberta Grazielly Costa Souza.
A grande atração do evento foi a demonstração aérea, com a participação das aeronaves F-5 e C-95, que emocionou e encantou o público presente.
FONTE: DCS - ILA.
Redes Sociais