Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Slideshow > HFAG Recebe Alunos da Escola de Instrução Especializada do Exército - EsIE
Início do conteúdo da página

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) recebeu no dia 7 de abril de 2025, a visita de militares da Escola de Instrução Especializada do Exército - EsIE. A comitiva, composta por três militares - TC Vitor Luiz Farias De Abreu, 1° Ten Gabriela Záttera e 1° SGT Luiz Felipe d´Eça de Sousa Pimenta, foi recebida pelo Diretor do HFAG, Brigadeiro Médico Marcelo Sávio da Silva Martins, pelo Presidente da Comissão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do HFAG (CDQBRN/HFAG), Coronel Médico Jayme Alberto Mendes e pelo membro da CDQBRN/HFAG e doutorando do PPGCA da Universidade da Força Aérea (UNIFA) Capitão Médico Moisés Bonifácio das Neves.

Foi ministrada a palestra sobre o tema “Preparo do HFAG no Atendimento de Vítimas com Agentes QBRN”, no auditório 2, pelo Cap Med Moisés.

Após a aula, o oficial conduziu a comitiva numa visita técnica guiada pelo HFAG, apresentando a estrutura do hospital e do Centro de Tratamento Híbrido (CTH), além das novas tecnologias adquiridas pelo CTH e pela Seção de Medicina Nuclear.

A ameaça de ataques QBRN é uma preocupação constante para a defesa nacional, e a colaboração eficaz entre as Forças Armadas é crucial para mitigar esses riscos. Nesse sentido, as instruções de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (QBRN) são de extrema importância pois garantem uma resposta coordenada, padronizada e eficiente. A integração das diretrizes de defesa QBRN promove uma resposta mais rápida e eficaz em situações de crise e a cooperação entre as Forças Armadas, por meio do compartilhamento de conhecimento, treinamento e protocolos, fortalece a defesa nacional e assegura uma postura proativa e bem preparada diante de ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.

Fonte: Comissão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do HFAG (CDQBRN/HFAG), por Cap Med Moisés
Edição: Seção de Comunicação Social, por Cap Dent Rachel Albuquerque
Revisão: Major Médica Carla Amaral, Assistente de Direção (HFAG)
Fim do conteúdo da página