No dia 26 de março, ocorreu no setor da Oncologia/Hematologia uma ação em alusão ao Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade especial para reconhecer e valorizar a força das mulheres, especialmente aquelas que enfrentam desafios como o tratamento quimioterápico. Realizar ações voltadas a essas pacientes nessa data pode trazer impactos positivos tanto no aspecto emocional quanto no bem-estar geral.
A ação, promovida pelas militares que compõem a equipe multidisciplinar da Oncologia - Ten Saldanha da Seção de Serviço Social, Ten Tatiane Rodrigues da Seção de Terapia Ocupacional e Ten Vilas Boas Seção da Seção de Psicologia, teve como objetivo promover a autoestima das mulheres e contou com a participação de duas consultoras da Mary Kay, que ensinaram uma rotina de skincare e fizeram aplicação de maquiagem nas pacientes e acompanhantes.
Foi realizada também uma atividade com placas, contendo adjetivos como “Forte”, “Talentosa” e “Amorosa”. Essa atividade ocorreu tanto na sala da quimioterapia, quanto na sala de espera. Alguns participantes compartilharam suas histórias de vida e de superação. Os adjetivos mais utilizados foram “Perseverante” e “Determinada”.
O Dia da Mulher é uma oportunidade para reforçar a importância do acolhimento, do suporte emocional e do incentivo ao autocuidado para pacientes submetidas à quimioterapia. Mais do que celebrar a data, essas ações demonstram empatia, promovem bem-estar e ajudam as pacientes e suas acompanhantes a enfrentarem o tratamento com mais força e positividade.
Redes Sociais