Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Início do conteúdo da página

Na Odontologia contemporânea cada especialidade tem especial importância no cuidado com a saúde do ser humano. Um paciente é considerado comprometido sistemicamente quando apresenta uma ou mais doenças que afetam os sistemas corporais, de forma geral. Estes pacientes muitas vezes encontram-se internados e/ou frequentam os ambulatórios hospitalares com regularidade, a fim de cuidar de suas comorbidades.

Os cirurgiões-dentistas são profissionais importantes no aconselhamento e rastreamento de pacientes portadores de muitas doenças crônicas, incluindo hipertensão e câncer oral, sendo o acompanhamento com esse profissional uma oportunidade valiosa para impulsionar a prevenção e a detecção precoce dessas doenças a partir do ambiente ambulatorial odontológico e do controle da saúde oral. (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2024)

Quando o tratamento odontológico é realizado em um indivíduo saudável, é suficiente concentrar-se na parte técnica do procedimento, mas quando há necessidade de tratar pacientes com doenças sistêmicas que estão sob tratamento médico, é igualmente importante evitar qualquer potencial emergência ou complicação médica. (WYNNE C, 2018) Por vezes os sinais e sintomas não estão claros e muitas vezes complicados por multimorbidade, polifarmácia e uma miríade de fatores sociais.

Não raro, pacientes diagnosticados e/ou em tratamento de doenças graves, apresentam queda de autoestima, por vezes apresentando sinais de ansiedade e depressão. Ao cuidar destes pacientes, os Oficiais Dentistas da Divisão Odontológica do HFAG (DOD/HFAG) trabalham com base no Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP). Este método é uma ferramenta clínica e, como seu próprio nome diz, centrado na pessoa, e não na doença. Sustenta-se em uma abordagem compreensiva, com ênfase na qualidade da relação profissional-pessoa. Há ainda outro método utilizado pela equipe da DOD/HFAG que é a Tomada de Decisão Compartilhada (TDC). A TDC geralmente foca em encontros clínicos selecionados e decisões específicas, frequentemente sobre testes ou tratamento e pode separar as decisões de tratamento do restante do trabalho, pelo paciente e pelo cirurgião-dentista. (STEWART M, 2010)

Um dos objetivos primários da Odontologia Hospitalar é investigar, sempre que possível eliminar ou, pelo menos, controlar processos infecciosos em pacientes sistemicamente comprometidos. As especialidades de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Periodontia e Endodontia cuidam destes processos infecciosos. Entretanto, os pacientes comprometidos sistemicamente precisam ter suas funções mastigatória, fonatória e estética mantidas.

A DOD/HFAG conta com especialistas habilidosos em Dentística e Prótese que possuem experiência clínica, competência e ainda utilizam com maestria a tecnologia CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufactoring), “iluminando sorrisos” e restabelecendo as funções fonatória, mastigatória e estética de pacientes comprometidos sistemicamente.

A Dentística, em uma visão abrangente e humanística, tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos, para devolver ao dente sua integridade fisiológica, e assim contribuir de forma integrada com as demais especialidades para o restabelecimento e a manutenção da saúde do sistema estomatognático. (CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, 2012)

As áreas de competência para atuação do especialista em Dentística incluem: procedimentos educativos e preventivos, devendo o especialista informar e educar o paciente e a comunidade sobre os conhecimentos indispensáveis à manutenção da saúde; procedimentos estéticos, educativos e preventivos; procedimentos conservadores da vitalidade pulpar; restabelecimento das relações dinâmicas e funcionais dos dentes em oclusão; manutenção e controle das restaurações; restaurações das lesões dentárias através de procedimentos diretos e indiretos; confecção de restaurações estéticas indiretas, unitárias ou não; e, restauração e prótese adesivas diretas. (CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, 2012)

A cárie dentária é uma doença infecciosa crônica comum que ocorre nos tecidos duros dentais. A cárie dentária e suas complicações podem exacerbar ou induzir doenças sistêmicas, que reduzem seriamente a qualidade da vida humana e causam um grande encargo econômico. De acordo com as investigações atuais, ainda existem grandes desafios na prevenção e tratamento da cárie dentária. Em primeiro lugar, a prevalência de cárie dentária é muito alta. Os resultados da carga global de estudo da doença divulgado pela Lancet em 2017 mostraram que entre 328 doenças, a prevalência de cárie dentária permanente ficou em primeiro lugar, e a incidência ficou em segundo lugar. (CHENG L et al, 2022)

Existem cerca de 2,44 bilhões da população mundial que sofrem de cárie dentária permanente. Além disso, o 4º Inquérito Nacional de Saúde Oral na maior parte da China mostra que a prevalência de cárie dentária decídua em crianças de 5 anos é de 71,9%, o que é 5,9% superior ao de há 10 anos, e a prevalência de cárie dentária permanente em crianças de 12 anos é de 38,5%, o que é 9,6% superior ao de há 10 anos. (CHENG L et al, 2022)

A proporção de cáries tratadas é bastante baixa. Em 2017, 7,8% da população global tinha dentes decíduos não tratados com cárie dentária, enquanto aqueles com cárie dentária na dentição permanente não tratada representava 29,4% da população global. (CHENG L et al, 2022)

A taxa de fracasso das restaurações dentárias é bastante elevada. Nos casos de acompanhamento, a taxa total de falhas de 1.821 restaurações foi de 24,1%, e em 10 anos as taxas de sobrevivência para restaurações de Classe III e Classe IV foram relatadas como ser 95 e 90%, respectivamente. (DEMARCO FF et al. 2015)

Portanto, ainda precisamos ter estratégias eficazes para combater a cárie dentária na prática clínica. (CHENG L et al, 2022)

O conhecimento sobre a magnitude do comprometimento da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB) em populações de pacientes odontológicos é essencial para a prática clínica, saúde pública e pesquisa. (GIFT HC & REDFORD M, 1992)

O advento da odontologia digital inaugurou uma nova era de avanços tanto na saúde bucal quanto na educação odontológica. Através da utilização de imagens precisas, planejamento de tratamento eficiente e restaurações personalizadas, a odontologia digital transformou com sucesso as práticas tradicionais. Além disso, a integração de tecnologias digitais levou a melhorias substanciais na educação dos pacientes, promovendo uma melhor comunicação e compreensão entre profissionais de medicina dentária e pacientes. (KHURSHID Z, 2023)

Em pacientes comprometidos sistemicamente, uma vez sanados potenciais processos infecciosos e/ou inflamatórios, pelas especialidades de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Periodontia e Endodontia, a visão do especialista em Dentística passa a ser muito importante e seu trabalho tem impacto funcional, no controle da dor, na estética e na condição psicossocial, elevando a autoestima e melhorando a qualidade de vida do paciente. (DEMARCO FF et al, 2015)

A Prótese Dentária é a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética. (CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, 2012)

As áreas de competência do especialista em Prótese Dentária incluem: diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle dos distúrbios crânio mandibulares e de oclusão, através da prótese fixa, da prótese removível parcial ou total e da prótese sobre implantes; atividades de laboratório necessárias à execução dos trabalhos protéticos; procedimentos e técnicas de confecção de próteses fixas, removíveis parciais e totais como substituição das perdas de substâncias dentárias e paradentárias; procedimentos necessários ao planejamento, confecção e instalação de próteses sobre implantes; e, manutenção e controle da reabilitação. (CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, 2012)

Sem dúvida, a odontologia está se modernizando rapidamente e fazendo a transição para a tecnologia digital. No passado, a moldagem dentária, a confecção de modelos dentários e a montagem de próteses dentárias em laboratório demoravam muito tempo. No entanto, o advento do scanner intraoral, da radiografia digital, do design auxiliado por computador (CAD)/fabricação auxiliada por computador (CAM), das impressoras 3D e do software de inteligência artificial (IA) revolucionou o campo da odontologia como a conhecemos hoje. (WIMMER T et al, 2015; WAGNER SA & KREYER R, 2021; FANG JH et al, 2018)

Precisão e exatidão são dois dos principais benefícios da odontologia digital. A tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) e a radiografia digital são dois exemplos de tecnologias de imagem digital que permitem aos dentistas obterem imagens extremamente precisas e detalhadas dos dentes e dos tecidos circundantes. (FANG JH et al, 2018) A utilização desses dados permite um planejamento e execução de tratamento muito precisos e previsíveis. A eficácia e rapidez com que as restaurações dentárias podem ser feitas é outra vantagem da odontologia digital. Com o uso da tecnologia CAD/CAM, as restaurações dentárias podem ser projetadas e criadas em uma única sessão, dispensando novas visitas e restaurações provisórias. (ANADIOTI E et al, 2018) Maior precisão e exatidão, tempos de produção mais rápidos e mais opções de personalização são benefícios das próteses digitais. Eles também eliminam a necessidade de materiais de moldagem tradicionais, que alguns pacientes podem achar dolorosos. (FANG JH et al, 2018)

A odontologia digital se destaca como uma força poderosa que molda o futuro dos cuidados odontológicos. Sua evolução contínua e técnicas inovadoras abrem caminho para maior precisão diagnóstica, fluxos de trabalho simplificados e melhores resultados de tratamento. Ao adotar a odontologia digital, os profissionais de odontologia podem oferecer aos pacientes tratamentos mais precisos, eficazes e personalizados, levando, em última análise, a uma maior satisfação do paciente e a melhores resultados de saúde bucal. (KHURSHID Z, 2023)

Em resumo, a odontologia digital representa uma mudança de paradigma nos cuidados de saúde oral, revolucionando o campo e impulsionando-o para um futuro de avanços de ponta. Através do seu potencial transformador, capacita os profissionais de odontologia a prestarem cuidados excepcionais, elevando as experiências dos pacientes e abrindo caminho para um futuro melhor na educação odontológica e no cuidado com a saúde oral dos pacientes. (KHURSHID Z, 2023)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. AMERICAN HEART ASSOCIATION – AHA. https://www.heart.org/en/health-topics/oral-health; acessado em 09 de fevereiro de 2025.
     
  2. ANADIOTI E, KANE B, SOULAS E. Current and emerging applications of 3D printing in restorative dentistry. Curr Oral Health Rep. 2018; 5(02):133–139.
     
  3. FANG JH, AN X, JEONG SM, CHOI BH. Digital intraoral scanning technique for edentulous jaws. J Prosthet Dent. 2018; 119(05):733–735. doi: 1016/j.prosdent.2017.05.008.
     
  4. CHENG L, ZHANG L, YUE L, LING J, FAN M, YANG D, HUANG Z, NIU Y, LIU J, ZHAO J, LI Y, GUO B, CHEN Z, ZHOU X. Expert consensus on dental caries management. International Journal of Oral Science. 2022. 14:17. DOI: https://doi.org/10.1038/s41368-022-00167-3
  5. CONSELHO FEDERAL DE Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia.  Aprovada pela Resolução CFO-63 de 2005, atualizada em 2012. Brasília, CFO 2012.
     
  6. DEMARCO FF et al. Anterior composite restorations: A systematic review on longterm survival and reasons for failure. Mater. 31, 1214–1224 2015.
     
  7. GIFT HC, REDFORD M. Oral Health and The Quality of Life. Clinics in Geriatric Medicine, Volume 8, Issue 3, 1992.
  8. KHURSHID Digital Dentistry: Transformation of Oral Health and Dental Education with Technology. Eur J Dent. 2023 Oct;17(4):943-944. doi: 10.1055/s-0043-1772674. Epub 2023 Sep 20. PMID: 37729928; PMCID: PMC10756720.
  9. STEWART, Moira et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. Tradução de Anelise Teixeira Burmeister. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  10. WAGNER S A, KREYER R. Digitally fabricated removable complete denture clinical workflows using additive manufacturing techniques. J Prosthodont 2021. 30(S2):133–138.
     
  11. WIMMER T, GALLUS K, EICHBERGER M, STAWARCZYK B. Complete denture fabrication supported by CAD/CAM. J Prosthet Dent. 2016;115(05):541–546. doi: 1016/j.prosdent.2015.10.016.
     
  12. WYNNE C. Endodontics in Systemically Compromised Patients apud Common Complications in Endodontics.  Springer International Publishing AG 2018 P. Jain (1st ed), https://doi.org/10.1007/978-3-319-60997-3_12
Fonte: Divisão de Odontologia, por Ten Cel Dent Marcelo Rolla De Souza
Revisão: Major Médica Carla Amaral, Assistente de Direção (HFAG)
Fim do conteúdo da página