Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Na manhã de 19 de Outubro de 2024, a sexta etapa da operação Raízes do Cedro, responsável pela repatriação de brasileiros e familiares do Líbano, foi concluída.

A aeronave KC-30, do Governo Federal, pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 7h15h (horário de Brasília). A bordo da aeronave estavam 212 passageiros, incluindo 68 crianças - 14 de colo, 01 recém-nascido e três grávidas, sendo uma com 37 semanas.

O Major Médico Vinicius dos Santos Fernandes, chefe da Medicina Operacional do HFAG, comandou a equipe médica da sexta missão e ressaltou que, apesar da complexidade, a operação foi um grande sucesso. A equipe de saúde foi composta por sete membros: três médicos - Major Fernandes, coordenador da equipe (HFAG), Major Edna (HCA) e Capitão Fábio Teixeira (HCA), uma enfermeira - 1º Tenente Gavina (HCA), duas psicólogas - 2º Tenente Thaís Cruz (HCA) e 2º Tenente Monique Vieira (IPA) e um graduado, SEF- 2S Leonardo (HCAMP).

Ao desembarcarem, os brasileiros e familiares contaram com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS (Ministério da Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal. Nas escalas técnicas em Lisboa, a operação teve suporte da Embaixada, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa.

A missão Raízes do Cedro facilitou a reintegração de repatriados na sociedade brasileira, contribuindo para a valorização da identidade nacional e ajudando a reforçar o sentido de pertencimento desses indivíduos.

Fonte: Seção de Medicina Operacional (HFAG), por Major Médico Fernandes
Edição: Seção de Comunicação Social, por Cap Dent Rachel Albuquerque
Revisão: Capitão Médica Rafaela Rabello, Assistente de Direção (HFAG)
Fim do conteúdo da página