No dia 03 de Outubro de 2024 aconteceu, no HFAG, a implementação do Patient Blood Management (PBM) na rotina de atendimento aos pacientes candidatos a cirurgias eletivas, que encontram-se anêmicos.
Foi feita uma apresentação no auditório 1 do HFAG pelo Dr. Gustavo Guimarães Torres, médico anestesista da Rede D'Or, que possui vasta experiência na aplicação deste protocolo, inclusive em pacientes de transplante hepático - cirurgia de grande porte e com alto potencial de perda sanguínea - demonstrando a sua eficácia para o paciente. Estiveram presentes no evento militares do efetivo e residentes.
Em seguida, a Major Margarida apresentou o protocolo de aplicação no HFAG que inicialmente terá o foco no primeiro pilar: correção da anemia pré-operatória.
A Major médica Margarida, chefe da Seção de Hemoterapia, salientou: "O PBM é uma abordagem sistemática, centrada no paciente e baseada em evidências, que tem por objetivo melhorar sua evolução pré, peri e pós-operatória através do manejo e preservação do sangue. A aplicação de seus conceitos permite a redução de exposições evitáveis a produtos sanguíneos, complicações e redução de mortalidade."
A aplicação do PBM na rotina de atendimento aos pacientes do HFAG ocorre de maneira pioneira no sistema de saúde público e militar do Rio de Janeiro, o que confirma a posição de vanguarda do HFAG na assistência aos seus usuários.
Redes Sociais