Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

No dia 09 de agosto de 2024, o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) recebeu a visita de 20 arquitetos participantes do X Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (CBDEH).

Organizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), este evento visa estimular a partilha de conhecimento, conectar profissionais e motivar a criação de soluções inovadoras, trazendo contribuições relevantes, estratégicas e debates construtivos sobre o futuro da infraestrutura hospitalar no Brasil.

Eles foram recebidos pela Chefe da Seção de Engenharia Clínica, Eliane Ramos da Silva, e pelo Sgt Bittencourt, do Setor de Projetos/SDIE, que apresentaram  o panorama geral do funcionamento do Hospital de Força Aérea do Galeão,  englobando o volume de produção e assistencial, parque tecnológico, atividades clínicas em que o HFAG é referência e projetos futuros arquitetônicos para incorporação de novas tecnologias.

A primeira visita técnica a ser realizada aconteceu no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), onde o Tenente-Coronel Médico Humberto Silva Fonseca apresentou o conceito e missão do serviço e conduziu a visitação.

Na sequência, os canteiros de obras relacionados às adequações necessárias para introdução de novas tecnologias foram visitados, sendo eles: sala cirúrgica do CTQ, para instalação do Robô DAVINCI XI, e o setor de Medicina Nuclear, para instalação do SPECTO CT.

A visitação seguiu pelos corredores e rampas do HFAG, tendo destaque a área de jardins e estruturas de edificações aplicadas, que ressaltam a necessidade do equilíbrio da edificação com o ambiente.

O Hospital da Aeronáutica foi projetado a partir de uma concorrência pública, sendo Jarbas Karman o único que atendeu o requisito de aproveitamento da área construída nos anos 50. O arquiteto foi contratado em 1966 e concluiu seu projeto em 1967.

A visita técnica solicitada pela ABEDH teve como objetivo proporcionar aos profissionais da área a experiência de poder ver a obra criada há mais de 50 anos pelo ícone da arquitetura hospitalar Jarbas Karman, que desenvolveu o projeto com uma concepção futurística que ainda hoje é referenciada em novos esboços.

Ao final da visitação conclui-se que os projetos bem sucedidos são aqueles elaborados por equipe multidisciplinar, onde todos conhecem os processos das atividades das áreas a serem projetadas e sua importância dentro da complexidade do ambiente hospitalar.

A arquitetura hospitalar traz para unidades hospitalares a harmonia necessária para os projetos de alta complexidade tecnológica, tratando o  ambiente com a leveza necessária para o conforto visual, que impacta diretamente em nosso processo de humanização e respeito com nossos usuários.

Fonte:  Seção de Engenharia Clínica (HFAG), por CV Eliane Ramos da Silva
Edição: Seção de Comunicação Social (HFAG), por Capitão Dentista Rachel Albuquerque
Revisão: Capitão Médica Rafaela Rabello, Assistente de Direção (HFAG)
Fim do conteúdo da página