A equipe de Oficiais Dentistas do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS Odonto), da Divisão Odontológica do Hospital de Força Aérea do Galeão (DOD/HFAG), iniciou a execução do projeto “Decolar Odonto” na Base Aérea do Galeão (BAGL).
O projeto piloto “Decolar Odonto” implementado pelo Ten Cel Dent Marcelo Rolla de Souza, Chefe da DOD/HFAG foi inspirado no trabalho excepcional realizado pelo Maj Dent Alexandro Teixeira de Arruda Furtado que instituiu um Programa de Atenção Integral à Saúde Oral na 1ª Es-HABE além de seu TCC do CAP/EAOAR que tratou da Influência do perfil epidemiológico na indicação de ações educativas e preventivas em saúde bucal no Hospital de Aeronáutica de Belém e a partir de uma conversa com o Major Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes - Diretor de Saúde da Aeronáutica sobre a importância da saúde oral dos aeronavegantes e a viabilidade de aproximação dos Oficiais Dentistas da DOD/HFAG a esse seleto grupo de militares.
A experiência adquirida pelas equipes da DOD/HFAG e DOD/HABE com os projetos implementados e os resultados esperados nos motivam a estudar junto à DIRSA a possibilidade de estender as ações propostas por todo o Sistema de Saúde da Aeronáutica.
É extremamente importante para os Cirurgiões-dentistas que cuidam da saúde oral de aeronavegantes dedicar especial atenção às condições de saúde e/ou patológicas relacionadas com as estruturas dentárias e de suporte, que possam acometer pilotos e tripulação.
A variação da pressão atmosférica ocorre em voo, essencialmente, na subida e na descida da aeronave. Na subida a pressão diminuirá e, portanto, o volume dos gases aumentará. Entretanto, na descida a pressão aumentará e o volume de gases diminuirá (Ritchey B, Orban B, 1946).
Geralmente, a dor na subida está relacionada à doença pulpar vital (pulpite) e a dor na descida à necrose pulpar ou barotrauma facial/traumas nas cavidades faciais (Robichaud R, McNally M.E, 2005).
A dor relacionada à doença periapical pode aparecer durante a subida, bem como na descida (Rauch JW, 1985). A maioria dos casos de barodontalgia ocorreu durante a subida (Zadik Y, et al, 2007). A natureza da dor também depende da patologia (Zadik Y., 2009). A dor geralmente cessa ao retornar ao nível de início ou nível atmosférico do solo, mas pode durar mais se associado à doença periapical ou barotrauma facial (Zadik Y., 2006).
As seguintes condições e/ou patologias devem requerer a atenção dos cirurgiões-dentistas que atendem aeronavegantes e mergulhadores militares: fraturas, trincas e/ou falhas nas restaurações dentais; lesões cariosas profundas, sem exposição da polpa dentária; necrose da polpa dentária; doença inflamatória no ápice da raiz dentária; doença periodontal e polpa dentária inflamada (Zadik Y., 2010).
Em face do exposto, as ações elencadas no projeto “Decolar Odonto” têm por objetivo promover a prevenção, o cuidado e a atenção odontológica primária ao militar que está envolvido na atividade fim da Força Aérea, o voo.
A primeira palestra foi ministrada ao efetivo do Esquadrão Condor pelas seguintes Oficiais Dentistas: Capitão Dentista Rachel Rego Vanzillotta De Souza, Segundo Tenente Dentista Lívia Souza Araújo, Segundo Tenente Dentista Fernanda Nayara da Silveira e Primeiro Tenente Dentista Marcelle Gonçalves Garcia Falleiro. Na ocasião, cerca de 25 aeronavegantes participaram da atividade educativa em grupo e foram agendados na esquadrilha de saúde da BAGL para tratamento e acompanhamento odontológico, por Oficiais Dentistas da DOD/HFAG.
O 1º/2º GT foi o primeiro esquadrão a ser beneficiado com esse cuidado especial dedicado aos aeronavegantes. Entretanto, o projeto se estenderá aos demais esquadrões da BAGL, contemplando a todos os aeronavegantes da GUARNAE-GL.
Referências Bibliográficas
- Rauch J. W. BARODONTALGIA—DENTAL PAIN RELATED TO AMBIENT PRESSURE CHANGE. Gen Dent,33:313–5, 1985.
- Ritchey B, Orban B. TOOTHACHE AT ALTITUDE. J Endod, 1:13–7, 1946.
- Robichaud R, McNally M.E. BARODONTALGIA AS A DIFFERENTIAL DIAGNOSIS: SYMPTOMS AND FINDINGS. J Can Dent Assoc, 71:39-42, 2005.
- Zadik, Y. AVIATION DENTISTRY: CURRENT CONCEPTS AND PRACTICE. Br. Dent. J. 206, 11–6, 2009.
- Zadik, Y. BARODONTALGIA. J. Endod, vol. 35-4, 2009.
- Zadik, Y. BARODONTALGIA: WHAT HAVE WE LEARNED IN THE PAST DECADE? Oral Surg. Oral Med. Oral Pathol. Oral Radiol. Endod. 109, e65–9, 2010.
- Zadik Y. BARODONTALGIA DUE TO ODONTOGENIC INFLAMMATION IN THE JAWBONE. Aviat Space Environ Med;77:864–6, 2006.
- Furtado A.T.A. INFLUÊNCIA DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO NA INDICAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS E PREVENTIVAS EM SAÚDE BUCAL NO HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM. TCC, CAP/EAOAR, 2017.
Redes Sociais