Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Clínica de Cariologia DOD/HFAG
Início do conteúdo da página

A doença cárie e suas sequelas despontam como um problema de saúde pública, e estima-se que acometa cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo, sendo a principal causa de perdas dentais. Vale ainda ressaltar que a doença cárie é uma condição multimicrobiana, biofilme e ph-dependente, mediada pela sacarose e carboidratos da dieta. Além disso, é inquestionável que essa apresenta uma característica de multifatorialidade, dado que sua atividade pode ser modulada pelos componentes salivares e outros fatores secundários e modificada por determinantes sociocomportamentais capazes de influenciar o ambiente ecológico do biofilme.

Diante desse quadro, a partir deste mês de julho, a Divisão de Odontologia (DOD) do Hospital de Força Aérea do Galeão abrirá uma agenda específica para o atendimento de pacientes, com alta complexidade sistêmica, que apresentam alto risco de desenvolver lesões cariosas. Para análise do risco, será utilizado um software conhecido como Cariogram®. Essa ferramenta foi desenvolvida na Suécia para auxiliar o cirurgião-dentista na avaliação do risco de cárie de forma mais objetiva.

Uma vez que seja determinado um alto risco de desenvolvimento de lesões cariosas, os pacientes serão atendidos na clínica de Cariologia onde, além de realizarem tratamentos restauradores, contarão com o apoio da equipe odontológica para aconselhar, informar e estimular a mudança comportamental. As estratégias para redução do risco se baseiam no controle de placa, uso de fluoreto e modificação alimentar. No entanto, o caminho no qual cada uma dessas modalidades será usada dependerá das circunstâncias individuais do paciente. A arte do controle da doença cárie é exatamente distribuir as modalidades não operatórias no equilíbrio certo.

Referências:

  1. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília [s. n.]. 2010. Disponível em: www.saude.gov.br/bvs%0Awww.saude.gov.br/sa
  2. FEJERSKOV, O.; Nyvad, B.; Kidd, E. Cárie dentária: fisiopatologiae tratamento. 3a edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koo- gan; 2017.
Fonte: Divisão de Odontologia, por Ten Cel Dent Marcelo Rolla De Souza
Seção de Comunicação Social, por Cap Dent Rachel Albuquerque
Revisão: Capitão Médica Rafaela Rabello, Assistente de Direção (HFAG)
Fim do conteúdo da página