No dia 13 de junho de 2024, realizou-se neste Hospital de Força Aérea do Galeão uma Ação de Prevenção de Quedas. O evento, que aconteceu na rampa de acesso do Centro de Atenção Integral à Saúde do Galeão (CAIS-GL), foi promovido pela Seção de Terapia Ocupacional deste Hospital, tendo como slogan a frase: “Se cair, que seja de amor”, fazendo alusão ao dia dos namorados, comemorado no dia 12 de junho. Foram distribuídos folders explicativos e realizadas dinâmicas com o efetivo e pacientes presentes no local, tendo como proposta identificar os riscos cotidianos de queda, fornecendo orientações a respeito de objetos espalhados pela casa. A campanha teve como foco identificar tais riscos e promover a conscientização para um ambiente mais seguro.
Quedas podem acontecer em qualquer idade, mas os idosos podem ser especialmente mais prejudicados, até com pequenos acidentes. Algumas doenças que acometem as pessoas de mais idade causam a redução da mobilidade ou do campo visual. Dessa forma, atividades simples como tomar banho ou fazer compras podem significar um risco maior para a saúde. Diante disso, adotar os procedimentos e cuidados necessários é fundamental para diminuir sequelas e até mesmo salvar vidas.
A queda do idoso é mais preocupante do que a de crianças, jovens e adultos, além do risco de cair aumentar proporcionalmente em relação ao envelhecimento. Por isso, é importante adotar medidas preventivas, que vão garantir a segurança e o bem-estar daqueles que estão na terceira idade.
Redes Sociais