Nos dias 30 de abril e 01 de maio de 2024, aconteceu na EXPO MAG, no centro do Rio de Janeiro, o 41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), entidade que tem como missão promover a excelência na prática, na pesquisa e no ensino da Cardiologia no estado do Rio de Janeiro. Isso inclui o compromisso de fornecer assistência cardiovascular de qualidade, educar profissionais de saúde e o público em geral sobre prevenção e tratamento de doenças cardíacas, e incentivar a pesquisa científica na área da Cardiologia.
Este é um congresso realizado anualmente com discussão de temas e atualizações em Cardiologia no contexto ambulatorial e hospitalar e são abertas inscrições para o envio de temas livres - relatos de casos e projetos de pesquisa, por exemplo. Estiveram presentes no evento o Tenente Coronel Médico Bruno Dumas Galvão, a Major Médica Luciana Nagata Hidewo, o Capitão Médico Diego Peña Desterro e Silva, o Tenente Médico Vitor Moreira Alvarenga e a Tenente Médica Talita Lazarini Machado, integrantes do Serviço de Cardiologia do HFAG, assim como o Tenente Coronel Médico Estevão Carvalho de Campos Martins e o Major Médico João Luiz Frighetto, do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Também participaram do evento a Tenente Médica Paula Maiolino, do Serviço de Clínica Médica e os residentes da Clínica Médica, Tenente Médico Raul, o Tenente Médico Caio Teixeira e a Aspirante Médica Maria Carolina Marinho, o Tenente Médico Policarpo, a Tenente Médica Sara Frazão e o Tenente Médico Ulysses, residentes da Cirurgia Cardíaca, e os residentes da Cardiologia, Dra. Nathalia Macedo (R2), Dr. Humberto Montilho, Dra Beatriz Moura e Dra Tainá Aguiar.
Participando da programação científica do congresso, o Major Frighetto foi debatedor em uma discussão de caso clínico sobre mitraclip e o Coronel Estevão foi apresentador de caso clínico de “Valve in valve” mitral. Já o Tenente Vitor Alvarenga foi palestrante em Mesa Redonda sobre abordagem da Espiritualidade e avaliador de pôsteres e temas livres, enquanto os residentes da Cirurgia Cardíaca apresentaram dois relatos de caso intitulados “Tratamento Híbrido em Doença da Aorta” e “Síndrome de Reel em Paciente Portadora de Marcapasso DDD-R”.
Na sequência, os residentes da Cardiologia participaram do Desafio dos Residentes, com atuação destacada. Por fim, o residente e militar da Clínica Médica, Tenente Médico Caio Teixeira, teve sua pesquisa escolhida para categoria de “Melhores trabalhos enviados por residentes”, sendo selecionado para apresentação oral dentre cerca de 400 trabalhos. Seu estudo, entitulado “Perfil epidemiológico de internações hospitalares por doença reumática crônica do coração no Brasil nos últimos quinze anos”, consistiu em uma análise do padrão de internação de pacientes pela patologia e a correlação entre idade, sexo e taxa de mortalidade.
O Hospital de Força Aérea do Galeão parabeniza seus médicos pela excelente participação no Congresso, certo de que os aprendizados adquiridos durante o evento irão contribuir significativamente para o aprimoramento dos cuidados de saúde oferecidos aos nossos pacientes.
Redes Sociais