No dia 17 de Abril de 2024, o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) promoveu uma palestra aberta ao público, alusiva ao Abril Azul - Mês de conscientização do Autismo. Este é um movimento mundial que visa a aumentar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e o respeito pela causa. O autismo é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento do cérebro, afetando principalmente a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e percebe o mundo ao seu redor e pode se manifestar de várias maneiras e em diferentes graus de gravidade. O diagnóstico de autismo geralmente é feito na infância e a intervenção precoce, incluindo terapia comportamental e educacional especializada, pode ser crucial para ajudar as pessoas com autismo a desenvolver habilidades de comunicação, socialização e autonomia.
A aula, intitulada “Transtorno do Espectro do Autismo: um olhar para a neurodiversidade”, foi ministrada pela Capitão Médica Paula Faria Souza Mussi de Andrade, Pediatra do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) e contou com a presença do Coronel Médico Eucir Rabello, Vice-Diretor do HFAG, que enfatizou o crescente número de diagnósticos em TEA e a necessidade da nossa sociedade em conhecer e apoiar mais essa causa.
O objetivo da campanha é desmistificar os estereótipos e preconceitos em torno do autismo, promovendo uma compreensão mais ampla e respeitosa das necessidades e perspectivas das pessoas com TEA. A campanha busca sensibilizar a sociedade para a importância de oferecer apoio e oportunidades adequadas para as pessoas autistas em suas comunidades, escolas e locais de trabalho e é uma iniciativa fundamental para promover a inclusão e o respeito a elas em todo o mundo, devendo ser apoiada por todos aqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
Redes Sociais