O HFAG participou, entre os dias 11 e 21 de março de 2024, do Exercício Operacional (EXOP) para treinamento em Evacuação Aeromédica (EVAM), com foco em defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN), na Base Aérea de Santos (BAST). A EVAM DBQRN desempenha um papel crucial na resposta a emergências médicas desta natureza, permitindo o transporte rápido e seguro de pacientes para as instalações de tratamento adequadas.
O treinamento, comandado pelo Coronel Médico Dalton Muniz Santos, chefe da Divisão de DQBRN da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), teve por objetivo a capacitação das equipes de saúde da Força Aérea Brasileira (FAB). O exercício foi um exemplo de interoperacionalidade entre a FAB e a Marinha do Brasil e contou com a participação dos seguintes militares do HFAG: Major Médico Vinicius dos Santos Fernandes, 2º Tenente Enfermeiro Rodrigo Gonçalves da Silva, 2º Tenente Fisioterapeuta Carlos Felipe dos Santos Lima e 1S Danielle Melo da Costa.
Sob a coordenação da DIRSA, o HFAG se destacou nas instruções ministradas pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), por sua elevada capacidade de comunicação e integração com as equipes multifuncionais e médica, sendo exemplo também na qualidade dos equipamentos e medicações apresentadas por este Hospital durante o exercício.
Os militares do HFAG demonstraram uma grande habilidade e desenvoltura operando nas aeronaves H36, H60, C97, C98, C105 e KC390, cumprindo de forma satisfatória a missão. Abrangendo procedimentos de segurança, protocolos de cuidados médicos específicos para ambientes aéreos e práticas para garantir a estabilidade do paciente durante o voo, o treinamento otimizou a eficiência e eficácia do processo de evacuação, com foco em garantir a segurança tanto da equipe quanto do paciente BQRN.
“O CRM (Crew Resource Management) foi amplamente exercitado valorizando a cadeia de valor da comunicação, consciência situacional, tomada de decisão, adaptabilidade, liderança organizacional e profissionalismo”, destacou Major Médico Vinicius dos Santos Fernandes, Chefe da Equipe Aeromédica do HFAG.
Redes Sociais