Na manhã do dia 18 de dezembro de 2023, foi realizada no auditório do Hospital de Força Aérea do Galeão, Campanha do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em alusão ao dia mundial de prevenção das lesões por pressão.
O evento foi organizado pela integrante do NSP/HFAG, Primeiro-Tenente Enfermeira Suzane da Costa Souza, e contou com a presença de aproximadamente 70 participantes. Proferiram palestras na jornada científica, os militares do efetivo: Primeiro-Tenente Enfermeira Monique Votto Ferreira, Segundo-Tenente Nutricionista Jéssica Lopes Vilas Bôas, Primeiro-Sargento Enfermeira Joice Narciso da Silva e Segundo-Sargento Enfermeiro Raphael Sotero Magi, da Comissão de Curativos do Centro de Terapia Intensiva. Entre os ilustres convidados do meio civil, estiveram presentes as Enfermeiras Eliana Lage, Ana Lígia Sousa e Mara Blanck, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, Membro do Grupo Técnico de Feridas - SUS, Membro da Junta Diretiva da Sociedade Iberolatinoamericana sobre Úlceras y Feridas e Coordenadora Internacional da Associação Angolana de Enfermagem em Tratamento de Feridas e Estomias, especialista no assunto de reconhecimento nacional e internacional. Laboratórios e empresas apresentaram produtos relacionados à prevenção e ao tratamento das lesões por pressão.
“O evento foi importante para reforçar junto ao efetivo, a sexta meta internacional de segurança”, afirmou a Major Médica Carla Amaral, coordenadora do NSP.
As lesões por pressão ocorrem na pele ou tecido subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, como resultado de pressão, com ou sem cisalhamento. Suas principais complicações podem ser dor, dificuldades na recuperação funcional, aumento no tempo de internação e o acometimento de infecções secundárias. Alguns fatores podem aumentar o risco de seu desenvolvimento, portanto conhecê-los é fundamental para prevenir ou amenizar o impacto das lesões por pressão para o paciente e para o Sistema de Saúde.
Redes Sociais