No dia 21 de novembro de 2023, o HFAG realizou uma jornada científica em comemoração ao 37º aniversário do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). O chefe do setor, Coronel Médico Jayme Alberto Mendes, fez um resumo das atividades desenvolvidas durante o ano, detalhando cada uma das novas atividades do Centro. A Diretora do HFAG, Brigadeiro Carla Lyrio Martins, realizou a abertura do evento, que contou com a participação da Dra Irene Daher, Chefe do CTQ “ A” do Hospital Souza Aguiar e da Dra. Maria Cristina Serra, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
As rotinas de atendimento aos pacientes queimados foram atualizadas, e o cronograma de educação continuada do setor iniciou o ano com a “Jornada de atendimento multidisciplinar ao paciente queimado no âmbito da FAB”, com transmissão online a outras unidades de saúde. A equipe especializada do HFAG participou do XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, realizado em Salvador no mês de setembro, onde os trabalhos desenvolvidos no serviço foram compartilhados com integrantes do meio civil. No mesmo período, o projeto de criação, reuso e sustentabilidade do CTQ/HFAG foi destaque no V Seminário Internacional de História da Arquitetura Hospitalar, realizado na Universidade de Coimbra em Portugal.
Na área de pós-operatório, segundo o Coronel Med Jayme, o CTQ disponibilizou leitos para o pós-operatório imediato e demandas direcionadas ao atendimento no ambiente do CTQ, apoiando a gestão de leitos da UTI, do Trauma e da Unidade Cardio Neuro Intensiva. O HFAG apresentou índices abaixo da média de infecções hospitalares, reflexo das rotinas e protocolos rigorosos de controle e acesso de pessoas adotadas pelo Centro.
Na área de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN) houve intercâmbio de conhecimentos em cursos e seminários dentro e fora do país, por militares do setor, como: presença no corpo docente do Curso de Preparação Hospitalar para os Estados membro da América Latina e Caribe, ocorrido em abril de 2023, na Espanha; instrução do Intercâmbio de Especialistas de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear com o Exército Americano e Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro; e no corpo docente do Curso da OPAQ (Organização para proibição de armas químicas) no Centro de treinamento e pesquisa das queimaduras químicas em Teerã, Irã.
O reconhecimento da capacitação da equipe de preparo hospitalar do CTQ/HFAG no tratamento a vítimas DBQRN, motivou pela segunda vez a realização do Curso CBRAMED em Abril/2024, que será ministrado no HFAG em língua espanhola, chancelado pela OPAQ. Cabe ressaltar que além do Brasil, apenas a China e o Irã detém chancela para ministrar o mesmo treinamento.
Por fim, desde agosto de 2023, as instalações do CTQ foram adaptadas para o serviço de Medicina Regenerativa do HFAG, com tecnologia de ponta e equipamentos sofisticados para os procedimentos reparadores nas áreas de Cirurgia Plástica, Ortopedia e Cirurgia Vascular. À frente dessa moderna tecnologia, que utiliza células tronco do próprio paciente, os chefes dos serviços de cirurgia vascular, Tenente Coronel Médico Marco Carneiro Teixeira , ortopedia, Tenente Coronel Médico Marcos Norberto Giordano, e cirurgia plástica, Tenente Coronel Médico Guilherme Miranda de Freitas.
De acordo com o Chefe do CTQ, Coronel Jayme, a estrutura “híbrida” do setor o configura como um centro permanente de capacitação de recursos humanos, seja pelos cursos de atualização ministrados, pelas campanhas preventivas e simulados que promove, ou pela atuação na rotina de um serviço multifacetado.
Redes Sociais