O Plano Gestor de Logística Sustentável (PGLS) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) vem promovendo ações relacionadas ao descarte sustentável de fardamentos desde o início de suas atividades, em setembro de 2021.
Observava-se que os militares dispunham de poucas opções para se desfazer de peças de fardamento, seja por ocasião do término do tempo de serviço ou mediante a necessidade de descartar itens em mau estado de conservação. Assim, surgiu a ideia de centralizar a captação destes itens pela comissão de logística sustentável, que com o amparo das normativas pertinentes e respeito aos princípios de segurança das organizações, passou a selecioná-los e destiná-los de forma sustentável, ambiental e socialmente.
O vestuário recebido é classificado como estando ou não em consonância com o RUMAER vigente. Em seguida, é triado conforme sua conservação, se está em boas ou más condições. As peças que atendem ao preconizado pelo regulamento de uniformes, e que estão em bom estado de conservação são expostas nos “bazares de fardamentos", realizados no HFAG. Nessas ocasiões, os itens são colocados à mostra e os militares podem pegar o que precisam, ou deixar as peças que não servem mais.
Os itens que estiverem em desacordo com o regulamento atual são descaracterizados com a ajuda de costureiras parceiras e doados pela unidade a entidades filantrópicas, que se encarregam da distribuição àqueles que precisam.
Por fim, os itens danificados são aproveitados para a confecção de almofadas, jogos americanos, roupas para cães, campos para forrar bancadas, renovação de estofados de cadeiras, entre outras utilidades.
Com enfoque especial ao pilar da qualidade de vida no ambiente de trabalho, o Plano Gestor de Logística Sustentável busca proporcionar aos militares do HFAG a oportunidade de agir com responsabilidade ambiental e engajamento social, o que não só reforça, mas amplia o importante papel da assistência humanizada promovida pela unidade.
Redes Sociais