Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Campanha Maio Roxo tem o objetivo de divulgar informações sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e promover o diagnóstico precoce, bem como discussões visando a melhoria no atendimento e qualidade de vida dos pacientes. As principais DII compreendem a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, ambas de natureza autoimune, e de caráter crônico.

A Doença de Crohn é uma afecção que compromete principalmente o intestino grosso (cólon) e porção distal do intestino delgado, podendo atingir todo o trato gastrointestinal. Já a Retocolite Ulcerativa é uma patologia exclusivamente do intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon e reto.

Em ambas as doenças é frequente a associação de manifestações extra intestinais em até 40% dos casos, com alterações cutâneas, osteoarticulares, oftalmológicas, hematológicas e hepatobiliares.

Os sintomas podem ser brandos ou acentuados, afetando a qualidade de vida dos pacientes. Os principais sinais e sintomas que chamam atenção para estas patologias são: diarréia persistente ou recorrente, podendo ter catarro ou sangue nas fezes, cólica abdominal, febre, perda de peso e redução da taxa de crescimento em crianças.

O diagnóstico é feito através de anamnese (história do paciente), exame físico e colonoscopia com biópsias. São necessários exames complementares de imagem como tomografia ou ressonância para avaliar a extensão da doença e acometimentos extraintestinais. Os exames laboratoriais são importantes na avaliação de carência de vitaminas, anemia e inflamação nas fezes.

O HFAG dispõe de um ambulatório especializado no tratamento de Doença Inflamatória Intestinal desde 2011, sendo referência na Força Aérea Brasileira. O serviço é coordenado pela Major Médica Ellen Francioni e pela Capitão Médica Aline Murucci, acompanhando pacientes em conjunto com o serviço de Nutrição, Coloproctologia, Psicologia e Endocrinologia. Pacientes de outras regiões do país que necessitem de tratamento podem ser atendidos por teleconsulta. O objetivo é manter um tratamento de excelência aos portadores de doenças intestinais inflamatórias, promovendo qualidade de vida, diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

 

Fonte: Seção de Gastroenterologia, por Major Ellen Francioni
Seção de Comunicação Social do HFAG
Revisão: Cap Dent Paiva, Ajudante de Ordens do HFAG

Fim do conteúdo da página