Como parte do programa de educação continuada do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), foi realizada no dia 02 de Maio a atualização e revisão dos protocolos de atendimento ao paciente queimado no âmbito da FAB. A estrutura e os trâmites necessários às transferências e admissão dos pacientes foram descritos pelo chefe do CTQ, Coronel Médico Jayme. Ao final desta palestra, a Diretora do HFAG, Brigadeiro Médica Carla, destacou a excelência do serviço prestado pelo CTQ, e parabenizou o chefe do setor pela recente promoção.
Na sequência, a Tenente Coronel Enfermeira Rúbia, responsável técnica pelo serviço de enfermagem do CTQ, apresentou os primeiros socorros e demonstração do primeiro atendimento, a experiência nas triagens de múltiplas vítimas e outras recomendações. As alterações clínicas que fazem parte do agravamento dos quadros nas grandes queimaduras foram detalhadas pelo Tenente Coronel Médico Fonseca, intensivista supervisor clínico do CTQ.
O Tenente Médico Winz, cirurgião plástico, ilustrou a jornada com diversos casos de sucesso no tratamento do paciente vítima de queimadura, onde além do controle de infecção, a prevenção de seqüelas cicatriciais e motoras pautam o plano terapêutico.
Esse ano, acompanhando a evolução na educação à distância, a jornada foi transmitida por videoconferência possibilitando o acesso remoto de outras OSA da FAB.
A Jornada foi concluída pelas demais especialidades que compõem a equipe multidisciplinar, com a discussão de temas relevantes na visão da Terapia Ocupacional (Tenente Coronel Noycla), da Psicologia (Tenente Velasco) e da Nutrição (Tenente Amanda Guedes).
Fonte: CTQ, por Ten Cel Enf Rúbia
Seção de Comunicação Social do HFAG
Revisão: Cap Dent Paiva, Ajudante de Ordens do HFAG
Redes Sociais