No dia 28 de Março de 2023, o Programa de Educação Continuada do Hospital de Força Aérea do Galeão promoveu a palestra “Medicina Regenerativa: Conceitos e Aplicações”, tendo como público alvo os militares da Divisão de Odontologia, da Seção de Cirurgia Vascular e da Seção de Ortopedia do HFAG.
A palestra foi ministrada pelo professor Bruno Lima Rodrigues, Doutor e Pesquisador pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP, e abordou a utilização de células, tecidos e materiais biomédicos para ajudar o corpo a se curar e a regenerar novos tecidos e órgãos.
A medicina regenerativa é uma área promissora da medicina que se concentra em restaurar a função e a estrutura de tecidos e órgãos danificados ou perdidos. Uma das técnicas mais populares da medicina regenerativa é a terapia celular, que envolve a utilização de células saudáveis para substituir as células danificadas ou perdidas em um tecido ou órgão. As células podem ser derivadas do próprio corpo do paciente (como células-tronco mesenquimais da medula óssea ou do tecido adiposo) ou de fontes externas, como do cordão umbilical ou de doadores. Essas células são então implantadas no local danificado ou perdido, onde podem se diferenciar e promover a regeneração.
Esta vertente da medicina tem o potencial de trazer muitos benefícios para os pacientes: pode ser utilizada para tratar uma variedade de condições, como doenças cardíacas, lesões na medula espinhal, osteoartrite, queimaduras, diabetes, entre outras. Além disso, pode ajudar a evitar a necessidade de transplantes de órgãos e reduzir a dependência de medicamentos para controle de sintomas.
Embora a medicina regenerativa ainda seja uma área relativamente nova da medicina, os avanços tecnológicos e científicos estão acelerando seu desenvolvimento e trazendo esperança para pacientes que sofrem com condições crônicas ou com poucas opções de tratamento
O Tenente-Coronel Médico Marco Carneiro Teixeira, Chefe da Seção de Cirurgia Vascular do HFAG ressaltou: “ Aqui no HFAG agregamos tecnologia e valor, sempre oferecendo o melhor para o paciente. A vinda do Dr. Bruno transmitindo sua experiência como professor e pesquisador foi providencial.”
Redes Sociais