Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HFAG Participa de Reportagem sobre Choques Elétricos em Jornal da Globonews
Início do conteúdo da página

 

O Hospital de Força Aérea do Galeão teve participação em matéria sobre o tratamento de queimadura por choques elétricos, veiculada no quadro “Saúde em Dia”, no Jornal da Meia Noite do canal Globo News, no dia 17 de março de 2023.

Em depoimento, o Tenente-Coronel Médico Guilherme Miranda, Chefe da Seção de Cirurgia Plástica do HFAG, ressaltou a importância do suporte adequado ao paciente vítima de choque elétrico: “A queimadura elétrica é normalmente uma queimadura de alta intensidade e pode gerar lesões graves. Devemos ficar muito atentos mesmo em choques pequenos e recomenda-se procurar atendimento médico em casos de choque de alta intensidade, quando sentir sintomas como palpitações e falta de ar ou quando observar a presença de lesão, ainda que pequena.”

O choque elétrico é uma lesão causada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo humano e sua gravidade depende de diversos fatores, como a quantidade de corrente elétrica, a tensão elétrica envolvida, a duração do contato, o caminho que a corrente elétrica percorre pelo corpo e a resistência elétrica do corpo humano.

O choque elétrico pode variar de uma sensação leve de formigamento a uma descarga elétrica intensa que pode ser fatal e seus sintomas podem incluir formigamento, queimaduras, espasmos musculares, paralisia, dificuldade para respirar e parada cardíaca. Em casos extremos, o choque elétrico pode levar à morte.

Para evitar os acidentes, é importante seguir as precauções de segurança ao manusear equipamentos elétricos. Isso inclui sempre desligar os equipamentos antes de realizar qualquer tipo de manutenção, usar equipamentos de proteção pessoal adequados e seguir as instruções do fabricante.

Se alguém sofre um choque elétrico, é importante agir rapidamente para minimizar os danos. Desligue a fonte de eletricidade o mais rápido possível e chame imediatamente o serviço de emergência.

Assista a matéria completa em: https://globosatplay.globo.com/globonews/v/11456074

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Cap Rachel Albuquerque
Fotos: GloboNews
Revisão: Cap Dent Paiva, Ajudante de Ordens do HFAG
Fim do conteúdo da página