No dia 06 de março de 2023, o Hospital de Força Aérea do Galeão implementou o uso do “Colete de Invisibilidade”, no Posto C do Setor de Internação, como parte do programa QUALISISAU 100.
O colete de invisibilidade é uma faixa sinalizadora utilizada sobre a farda, com o objetivo de alertar que o profissional está exercendo uma atividade que exige sua máxima concentração: manipulação de medicamentos ou hemoderivados. O colete representa a sinalização visual de que, naquele momento, o militar não deve ser abordado. O objetivo desta prática é evitar sua distração, reduzindo a ocorrência de erros, aumentando a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada.
A equipe responsável pela implantação do projeto é composta pela 1T QOCon Enf Paula Gomes, 1T QOCon Enf Érika, 2S SEF Amanda Lage, 3S SEF Raíra. Esta iniciativa representa uma das metas do Núcleo de Segurança do Paciente, coordenado pela Major Médica Carla Amaral, que destacou que a equipe do posto “elogiou a iniciativa por acreditar que facilitará sua rotina de trabalho e trará benefícios diretos à qualidade do cuidado oferecido".
A equipe do Núcleo de Segurança do Paciente conta com o apoio do efetivo, pacientes e acompanhantes, para o sucesso do projeto no âmbito do HFAG.
Redes Sociais