Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS NO HFAG
Início do conteúdo da página

No dia 09 de novembro de 2022, o Centro Cirúrgico do Hospital de Força Aérea do Galeão sediou uma captação de órgãos. Juntamente com a equipe do HFAG, mais de 20 profissionais estiveram envolvidos, entre eles a equipe do Hospital do Coração da Rede Dor (HCDor), do Hospital das Clínicas de Niterói (HCN) e do Programa Estadual de Transplante (PET), além da escolta da Polícia Militar, que auxiliou no transporte do coração, fígado, córnea e rins, doados por um paciente com morte encefálica.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão é grande. Para vencer a desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, é importante identificar e notificar os óbitos, principalmente os de morte encefálica, preparar os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o processo de doação e transplante, fazendo com que estes últimos autorizem a doação.

Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam de doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Cap Rachel Albuquerque
Revisão: Cap Dent Paiva, Ajudante de Ordens do HFAG
 
Fim do conteúdo da página