Para celebrar seus 36 anos de existência, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HFAG realizou um evento científico no dia 18 de novembro, que promoveu a atualização da equipe, ao apresentar abordagens do tratamento de vítimas de queimaduras com foco em “o que não fazer” na visão dos diferentes profissionais da equipe multidisciplinar.
O evento contou com palestras do Tenente Coronel Médico Humberto Silva Fonseca, do Tenente Médico Gabriel Winz, da Tenente Nutricionista Amanda Freixo, da Tenente Enfermeira Jaquelyne Monteiro e do Tenente Fisioterapêuta Carlos Lima, todos atuantes na rotina do CTQ.
A palestra de abertura foi proferida pela Dra Maria Cristina Serra, Mestre em Pediatria e Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Queimaduras Regional RJ. Abrilhantando a cerimônia de abertura, o Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Dr. Marcus Barroso, emitiu os parabéns à equipe por mensagem de vídeo.
Após o corte do bolo, a programação científica seguiu até às 12h contando com a audiência de convidados e profissionais de saúde do HFAG, HCA, HAAF e IMAE.
Referência na América Latina desde 1986, o CTQ do HFAG foi inspirado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Militar de Percy, em Paris. Conta com duas salas de centros cirúrgicos próprias, 03 salas de Balneoterapia e com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, que promovem um atendimento com tecnologia de ponta aos pacientes queimados no âmbito do Comando da Aeronáutica, Forças coirmãs e com a sociedade civil em missões humanitárias. Aliando-se às instituições acadêmicas e com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, promove o ensino continuado e fomenta as campanhas de prevenção.
O Tenente Coronel Médico Jayme agradeceu os membros da equipe por trabalharem de forma coesa, organizada e responsável diante das dificuldades encontradas. Integrantes da comissão organizadora, as pioneiras Tenente Coronel Enfermeira Rúbia Carneiro e Tenente Coronel Terapêuta Ocupacional Noycla, componentes da equipe multidisciplinar do CTQ, puderam testemunhar a evolução e o comprometimento da equipe diante das novas demandas que envolvem o Centro.
Redes Sociais