Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HFAG participa do Curso Básico em Assistência e Proteção Contra Armas Químicas para Estados-Partes de Língua Portuguesa em Angola
Início do conteúdo da página

 

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho de 2022, o Cap QOMED Moisés, do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e militares do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro (1º Btl DQBRN-EB) participaram, na condição de instrutores, do Curso Básico em Assistência e Proteção Contra Armas Químicas para Estados-Partes de Língua Portuguesa. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para a Defesa Nacional de Angola, Almirante José Maria de Lima e contou com a presença de autoridades do governo de Angola e do Coronel Dockhorn, Adido de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutico em Angola e São Tomé e Príncipe.

O curso foi desenvolvido sob a supervisão da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e coordenado pela Autoridade Nacional para o Controle de Armas e Desarmamento (ANCAD) do Governo de Angola. Seu objetivo era capacitar os profissionais que atuam em Unidades de resposta a emergências, como bombeiros, profissionais de emergência médica, policiais, militares e profissionais de transporte de matérias perigosas (NBQR) para realizarem ações de proteção individual contra ameaças químicas, detetar, reunir e identificar amostras de agentes químicos, bem como realizar descontaminação individual e coletiva. 

A atividade fez parte da primeira etapa do ciclo de capacitação de primeiros respondedores a emergências químicas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além do Brasil e do país sede, também participaram da capacitação representantes das Repúblicas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

Os militares brasileiros foram recepcionados na Adidância de Defesa do Brasil em Angola e São Tomé e Príncipe, situada na cidade de Luanda, pelo Coronel Dockhorn do Exército Brasileiro, e em seguida na Embaixada Brasileira, pelo Exmo. Sr. Rafael de Mello Vidal, Embaixador do Brasil em Angola. Durante a visita, o Embaixador demonstrou grande estima pela Força Aérea Brasileira, uma vez que é neto do Ex-ministro da Aeronáutica Francisco de Assis Correia de Mello.

O embaixador agradeceu a presença do HFAG na instrução do Curso Básico em Assistência e Proteção Contra Armas Químicas da OPAQ e ressaltou a importância das parcerias entre as Forças Armadas Brasileiras e o governo de Angola, visando a busca de resultados profícuos e o fortalecimento das colaborações bilaterais. Segundo o Exmo. Sr. Rafael de Mello Vidal, a defesa química é um tema importante, especialmente no âmbito intrahospitalar, e merece lugar apropriado nas cooperações internacionais.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Cap Med Moisés
Edição: Seção de Comunicação Social, por Cap Dent Rachel Albuquerque e Cap Dent Paiva

Fim do conteúdo da página