No dia 06 de julho de 2022, o Hospital de Força Aérea do Galeão inaugurou a Unidade Cardio Neuro Intensiva, ampliando a capacidade de internação em terapia intensiva em seis novos leitos.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, acompanhado da Diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. Prestigiaram o evento, o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira, Major Brigadeiro Walter Kischinhevsky, o Subdiretor da SARAM e de Planejamento Orçamento e Gestão da Diretoria de Saúde, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, o Brigadeiro Médico Álvaro Barde Bezerra, Comandantes de Organizações de Saúde do Rio de Janeiro e o Graduado Master da Guarnição do Galeão, Suboficial BMA Edmar Brum da Camara.
A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Força Aérea do Galeão desenvolve um trabalho de excelência, com resultados reconhecidos pela comunidade científica, há mais de 30 anos. Concentra as tecnologias avançadas e uma equipe interdisciplinar altamente especializada e treinada, compondo um corpo clínico que inclui médicos experientes, especializados em terapia intensiva, infectologia, oncologia, hematologia, pneumologia, nefrologia, radiologia, neurologia, cardiologia, cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca, neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia torácica, cirurgia plástica, cirurgia geral; cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e técnicos de enfermagem capacitados.
Dispõe de equipamentos de alta tecnologia, como os de monitorização minimamente invasiva, tendo inovado recentemente na introdução de técnicas avançadas em ventilação mecânica e em hemodiálise para pacientes muito graves. Sua estrutura, agora ampliada pela Unidade Cardio Neuro Vascular Maj Brig Eumenes Cysne, protagoniza mais um pioneirismo dentro do Sistema de Saúde da Aeronáutica, e representa um novo patamar para a assistência aos pacientes vítimas de condições agudas cardiológicas e neurológicas. Os protocolos e fluxos aqui idealizados se materializam no resultado final do tratamento de uma pessoa, minimizando a possibilidade de sequelas graves e maximizando a qualidade de vida.
O Hospital de Força Aérea do Galeão passou a oferecer 38 leitos de alta complexidade, somando os 18 leitos do CTQ, os 14 da UTI Geral e os 6 da nova Unidade, sob a coordenação geral do Tenente Coronel Médico Humberto Silva Fonseca e de seus assessores diretos, Tenente Coronel Médico Jayme Alberto Mendes, Major Médica Marcela Maria Pinheiro Antunes De Siqueira e Major Médica Luciana Nagata Hidewo, em estrita colaboração com a Unidade de Emergência, porta de entrada dos pacientes críticos, chefiada pelo Major Médico Bruno.
Nas palavras da Diretora do HFAG, “a UCNI é um sonho que se concretiza e que nasceu do esforço de médicos extraordinários que formaram um serviço de excelência, dentre os quais, o Major-Brigadeiro Walter e o Brigadeiro Álvaro, aqui presentes, e de um visionário, o Major-Brigadeiro Eumenes Cysne (in memoriam), o primeiro cirurgião cardiotorácico vascular da Saúde da Aeronáutica. Foi ele o precursor e quem aprimorou o nosso Sistema, quando propiciou a admissão de novos cirurgiões, já nas especialidades segregadas, como uma evolução da medicina. Foi ele, também, Vice Diretor deste Hospital e Diretor de Saúde, dentre tantas missões relevantes.”
A Brigadeiro Médica Carla ressaltou que a recém inaugurada Unidade Cardio Neuro Intensiva, representa um ganho para o Sistema de Saúde da Aeronáutica, que poderá usufruir de mais um serviço de alta complexidade e densidade tecnológica sediado no HFAG, e encerrou suas palavras desejando sucesso e muitas realizações ao efetivo do novo setor.
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Cap Dent Paiva
Fotos: Cap Dent Rachel Albuquerque
Redes Sociais