MILITARES DA DOD/HFAG SE PREPARAM PARA DISPONIBILIZAR TECNOLOGIA DE PONTA AOS PACIENTES DE ALTA COMPLEXIDADE SISTÊMICA
Militares da equipe da Divisão Odontológica (DOD) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), divididos em dois grupos, realizaram na semana de 14 a 19 de março de 2022, um treinamento teórico/prático com o que há hoje, de mais moderno no mundo, em Odontologia Digital.
O treinamento especializado ocorreu na Academia Dental Dentsply Sirona, na cidade de São Paulo – SP. Nesta oportunidade foram tratados os conceitos CAD/CAM (Computer-Aided Design e Computer-Aided Manufacturing), sua aplicação nas diversas especialidades da Odontologia, além da integração do fluxo digital na rotina clínica moderna.
De acordo com o Ten Cel Dent Rolla, Chefe da DOD/HFAG, o conceito de Odontologia Hospitalar Integral foi idealizado e vem sendo desenvolvido e amadurecido no HFAG com muita responsabilidade e respeito aos pacientes. Aliar tecnologia de ponta a esse conceito é uma oportunidade ímpar e algo inédito no país. E destacou: “Os principais objetivos deste treinamento são: capacitar o maior número possível de profissionais da DOD/HFAG a fim de incorporar e operacionalizar o uso da tecnologia recém adquirida na prática clínica diária; criar protocolos que tornem mais céleres e eficientes os processos envolvidos nos procedimentos odontológicos; formar na equipe a mentalidade do fluxo digital; e oferecer aos beneficiários do SISAU o menor custo possível em próteses fixas (coroas totais, facetas, inlays, onlays, “blocos”, etc) de qualidade, confeccionadas com materiais cerâmicos. Conhecer/receber treinamento especializado e passar a contar com a mais moderna tecnologia disponível é um fator motivador e extraordinário para uma equipe de alta performance”.
A iniciativa do treinamento e a incorporação da tecnologia CAD/CAM na DOD/HFAG tem o apoio da Diretora do HFAG, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. Estas ações estão alinhadas à missão, à visão e aos valores do HFAG e atendem às demandas de atenção à saúde oral de pacientes considerados pelo Sistema de Saúde (SISAU), como de alta complexidade sistêmica, sendo este o público-alvo prioritário da DOD/HFAG.
O preparo odontológico de pacientes no HFAG consiste no conjunto de procedimentos odontológicos especializados e necessários, a fim de acompanhar e manter as funções mastigatória, fonatória e estética, deixando o paciente livre de processos infecciosos/inflamatórios ou, ao menos controlado, em condições de saúde oral adequadas, para que este possa ser submetido a tratamento médico ambulatorial sistêmico e/ou cirúrgico, com vistas à manutenção da segurança pré, trans e pós-operatória do mesmo.
Dessa forma, serão beneficiados diretamente pela nova tecnologia incorporada à DOD/HFAG: os pacientes oncológicos e hematológicos, em especial aqueles que necessitam iniciar brevemente quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, assim como aqueles que estão sendo preparados para transplante de medula óssea; os pacientes das diversas clínicas médico-cirúrgicas (cirurgia geral, cirurgia bariátrica, cirurgia torácica, cirurgia cardíaca, cirurgia vascular, hemodinâmica, neurocirurgia, cirurgia ortopédica, cirurgia plástica), em especial aqueles em que a condição sistêmica requeira urgência no preparo odontológico pré-cirúrgico; os pacientes ambulatóriais portadores de cardiopatias graves; os pacientes em tratamento de doenças gastro-intestinais crônicas pela gastroenterologia; os pacientes portadores de doenças osteometabólicas em acompanhamento pela Ortopedia; e os pacientes com lúpus eritematoso e demais doenças auto imunes em tratamento com a Reumatologia, dentre outros.
A Chefe da Subdivisão de Odontologia Hospitalar Clínico-Diagnóstica da DOD/HFAG, Maj Carolina, declarou a satisfação em fazer parte deste curso: “O treinamento ampliou nossa capacidade de operar a tecnologia de ponta recém incorporada à DOD/HFAG, e permitiu ainda, a elaboração de perspectivas de aplicação do fluxo digital, direcionado aos pacientes hospitalares de alta complexidade que necessitam de uma odontologia com acurácia e celeridade. Além de proporcionar a integração da equipe e garantir o compartilhamento de conhecimento sempre desejável."
"O curso Cerec/in Lab proporcionou momentos de grande aprendizagem e motivação profissional. Por meio dos recursos da Odontologia Digital é possível aumentar a precisão dos procedimentos em um menor tempo clínico, proporcionando maior conforto e agilidade no tratamento do beneficiário do SISAU.
Além disso, o uso do scanner intra-oral, que digitaliza a cavidade oral e copia as estruturas anatômicas, permite que o diagnóstico e o tratamento de pacientes hospitalares sejam realizados com rapidez e qualidade, tanto no CTI (Centro de Terapia Intensiva), no CTQ (Centro de Tratamento de Queimados) quanto em leitos na UPI (Unidade de Pacientes Internados), salientou a Chefe da Seção de Dentística do HFAG, a 1T QODENT Keyla.
A equipe da DOD/HFAG é composta por profissionais altamente especializados, dedicados, acolhedores, com olhar humanizado em relação aos pacientes e comprometidos com a missão de cuidar da saúde oral dos beneficiários do SISAU.
FONTE: Divisão Odontológica (DOD)- HFAG, por TC Rolla
EDIÇÃO: Seção de Comunicação Social- HFAG, por Ten Alessandra
Redes Sociais