Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HFAG recebe Visita Técnica dos Representantes do MD, MRE e MCTI para o CBRAMED- GRULAC 2022
Início do conteúdo da página

 

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) recebeu no dia 16 de março de 2022, a visita de caráter técnico dos representantes dos Ministérios da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que avaliou e aprovou as instalações do hospital para sediar o “Curso de Aspectos Médicos de Assistência e Proteção Contra Armas Químicas para Países da América Latina e do Caribe (CBRAMED-GRULAC 2022)” a ser realizado entre os dias 23 a 27 de maio.

 Ressalta-se que o CBRAMED-GRULAC será o primeiro curso de capacitação internacional em âmbito hospitalar, cujo protagonismo caberá ao Brasil e a organização pela Força Aérea Brasileira, com a aprovação pela Organização Contra Proliferação de Armas Químicas (OPAQ/OPCW). O curso será ofertado em Espanhol e contará com a participação de vinte alunos, sendo dezessete do GRULAC e três do Brasil (um de cada Força), e abordará aspectos intra-hospitalares relacionados a abordagem de vítimas de armas químicas de guerra.

A comitiva interministerial composta pelo Subchefe de Operações Conjuntas do MD, Coronel R1 Chamon Malízia de De Lamare; Coronel Cláudio Sampaio Pereira de Lima (MD); pelo  Coordenador-Geral de Bens Sensíveis (CGBS), CMG Sérgio Antônio Frazão Araujo e pelo Coronel Roberto Barbosa Sousa (MCTI) foi recebida pela Diretora do HFAG, Brig Med Carla Lyrio Martins. A visita foi coordenada pelo Tenente-Coronel Médico Jayme Alberto Mendes e pelo Capitão Médico Moisés Bonifácio das Neves, os quais fizeram uma apresentação com o tema: “Preparo do HFAG para Sediar o CBRAMED-GRULAC 2022”.

O CMG Frazão externou sua satisfação a respeito da visita técnica: “Saímos impressionados com as ótimas instalações e grande empenho, dedicação, conhecimento técnico e capacidade profissional da equipe do HFAG. Temos a certeza de que entregarão um evento de capacitação de grande relevância internacional, um dos poucos no mundo voltado para o atendimento médico de vítimas de armas químicas e substâncias tóxicas industriais, ajudando a consolidar a liderança regional brasileira na Assistência e Proteção contra Emergências Químicas.”

“Não há dúvida de que a Instituição está totalmente pronta para sua realização do CBRAMED-GRULAC 2022. Tanto suas instalações quanto seu pessoal especializado estão mais que aptos e preparados. Convém ressaltar o entusiasmo e o profissionalismo de todos os envolvidos, elevando ainda mais o nome da Força Aérea junto ao MD, ao MCTI e mesmo em nível internacional. Cabe ainda destacar a forma fidalga da recepção que a comitiva foi recebida desde o primeiro momento até a finalização da atividade. Parabéns a todos os envolvidos!”, declarou o Coronel De Lamare sobre o evento.

A visita técnica guiada pelo HFAG, nas áreas a serem utilizadas no CBRAMED-GRULAC 2022, tais quais: Auditório, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e seus vários ambientes, Rancho e Salas de Simulação de Exercício foi executada por uma equipe de oficiais, com roteiros planejados, visando o mínimo de aglomeração e respeitando as diretrizes de distanciamento do Ministério da Saúde e da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

 
Visita no CTQ

Fonte:  Capitão Médico Moisés Bonifácio das Neves , Membro da Comissão de Defesa QBRN (HFAG)
Edição: Segundo-Tenente Alessandra Leal de Carvalho, Seção de Comunicação Social (HFAG)

Fim do conteúdo da página