Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Os jovens da cidade do Rio de Janeiro, que prestam o Serviço Militar nas Forças Armadas, têm agora a oportunidade de receber formação que os habilite ao primeiro emprego, com consequente possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

Criado em 2004, o Projeto Soldado-Cidadão é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa (MD), que visa operacionalizar as ações inerentes à formação cívico-profissional de Jovens em Serviço Militar (Soldado-Cidadão). Tem por objetivo proporcionar uma qualificação profissional aos militares temporários carentes ou em situação de risco social, melhores condições de ingresso no mercado de trabalho ao término do Serviço Militar. Sua operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante, entre elas as pertencentes ao Sistema “S” (SENAI – SENAC – SENAT – SENAR) .

A partir do incentivo do Senhor Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Walter Kischinhevsky, aliado ao apoio da Senhora Diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Carla Lyrio Martins, a equipe de profissionais da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) do HFAG iniciou, em 2019, o Projeto Soldado- Cidadão no hospital.

A iniciativa partiu da Divisão Odontológica (DOD) do HFAG, que passou a oferecer o curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) para estes jovens, integrando o HFAG ao projeto “Soldado- Cidadão” do Ministério da Defesa (MD).

O curso é ministrado integralmente na DOD/HFAG e confere certificado reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ). Com este certificado o jovem poderá obter, junto ao CRO, o registro profissional como ASB, prestar concursos públicos e/ou atuar na Odontologia privada.

Em 2020, o Projeto Soldado-Cidadão no HFAG foi ampliado, e o nível da formação oferecida foi elevado. Foram disponibilizadas vagas para formação em Técnico em Enfermagem, com Especialização em Instrumentação Cirúrgica e em Técnico em Saúde Bucal - TSB.

O curso Técnico em Enfermagem está sendo realizado em parceria com a Escola Técnica TECNIM e conferirá dois certificados distintos ao soldado/aluno (Técnico em Enfermagem e Especialista em Instrumentação Cirúrgica). O referido curso é reconhecido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ). Com os certificados o jovem poderá obter, junto ao COREN-RJ, o registro profissional como Técnico em Enfermagem, prestar concursos públicos e/ou atuar na área de saúde privada.

O curso de Técnico em Saúde Bucal - TSB está sendo realizado em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia - Regional Duque de Caxias. Tal curso é reconhecido pela SEEDUC-RJ e pelo CRO-RJ. Além disso, será conferido certificado de Técnico em Saúde Bucal - TSB. Com este certificado o jovem poderá obter, junto ao CRO-RJ, o registro profissional como Técnico em Saúde Bucal - TSB, e também prestar concursos públicos e/ou atuar na área de Odontologia privada.

Por questões operacionais em 2021 foram disponibilizadas somente 08 vagas para o curso de Auxiliar em Saúde Bucal – ASB, que também é reconhecido pelo CRO-RJ, viabilizando os mesmos benefícios proporcionados pelo curso de TSB.

De acordo com a Adjunta da Coordenação do Projeto Soldado Cidadão no HFAG, Cap QODENT Rachel Rego VANZILLOTA de Souza: “ O projeto soldado cidadão é de extrema relevância ao priorizar as condições de inserção no mercado de trabalho após o término do tempo de prestação de serviço militar. É fundamental avaliar a amplitude do serviço militar sob uma ótica bidirecional, considerando que o militar serve às Forças Armadas e, em contrapartida, a Força proporciona o retorno de um cidadão qualificado profissionalmente ao mercado de trabalho civil. Dessa forma, nos sentimos honrados em poder exercer nosso papel social, contribuindo com a formação em cursos técnicos na área da saúde. É gratificante observar soldados que terminam o tempo de serviço já empregados no meio civil, e outros que realizam concomitantemente cursos de graduação, influenciados pelo desejo de aprimoramento profissional e pessoal.”.

Um dos soldados participantes deste projeto no HFAG,  S1 Jorge Vinícius Avelar Villas Boas de Oliveira, declara sua satisfação em receber o curso de técnico em saúde bucal: “A participação neste projeto foi única e espetacular. O leque de oportunidade que se abriu com essa capacitação foi algo motivacional nesta fase imprescindível da vida. Se todos tivessem essa oportunidade, muitos teriam a chance de não sairem desamparados ao término do período na Força Aérea Brasileira. Temos a dimensão do significado deste projeto e usufruímos ao máximo em nosso dia a dia, a fim de buscar informação, e de colocar em prática toda a teoria aprendida em curso.” .

A equipe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HFAG (DEP/HFAG) continua a busca por novas parcerias, e visa ampliar as oportunidades aos soldados, em novos cursos, voltados para as diferentes áreas da saúde.

É a saúde da Força Aérea Brasileira engajada em favor da inserção social dos jovens brasileiros, que prestam o serviço militar obrigatório, a partir do acesso à informação, educação, trabalho, renda, saúde e dignidade.

FONTE: Divisão Odontológica (HFAG)
EDIÇÃO: Seção de Comunicação Social (HFAG), por 2T Alessandra

Fim do conteúdo da página