Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > O Centro de Tratamento de Queimados do HFAG realiza curso de atualização
Início do conteúdo da página

Como parte das comemorações dos 35 anos de sua fundação, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), realizou, no dia 23, no hospital, o curso de atualização no Tratamento Multidisciplinar de Queimaduras para todo o efetivo.

A programação científica foi organizada pelo Chefe do Centro de Tratamento de Queimados e do Setor de Medicina Nuclear, Tenente-Coronel Médico, JAYME Alberto Mendes. Segundo ele, o aproveitamento deste curso foi acima das expectativas e mantém a tradição do CTQ no tratamento de excelência em queimados no âmbito nacional.  

O evento foi aberto pela Diretora do Hospital, Brigadeiro Médica CARLA Lyrio Martins.

O HFAG conta com uma equipe extremamente especializada e formada por Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Técnicos de Enfermagem, capacitados no atendimento ao paciente vítima de queimadura. O curso abrangeu tais áreas e proporcionou atualização e treinamento para os participantes. Estiveram presentes 50 pessoas do efetivo.

Os temas abordados foram: Reestruturação do CTQ em conformidade com o atual panorama do SISAU, palestrante: TC MED JAYME; Epidemiologia, Classificação das queimaduras, APH e Primeiro Atendimento (Balneoterapia e Curativos no paciente queimado), palestrante TC ENF RÚBIA; Abordagem do Cirurgião Plástico. Uso de curativos e procedimentos cirúrgicos, palestrante: Tenente MED FERNANDA; Avaliação clínica do paciente queimado, palestrante: Major MED. FONSECA; Terapia Ocupacional e Reabilitação no paciente queimado, palestrante: TC TO NOYCLA; Fisioterapia no paciente queimado, palestrante: 1T FISIO MARITZA; Visão da CCIH no cuidado do paciente queimado, palestrante Tenente ENF RODOVALHO; e Analgesia em pacientes queimados, palestrante: Tenente MED ARIANE.

A cirurgiã plástica e médica assistente do CTQ, 1T QOCON MED FERNANDA SOUTO declarou: “O evento foi bastante produtivo. Além de multiplicar o conhecimento adquirido, possibilitou a reafirmação do atendimento de excelência do CTQ/HFAG, o que o torna referência na comunidade médica”.

O CTQ foi criado em 18 de novembro de 1986. Construído de forma a atender às mais modernas exigências do setor, está montado com os mais sofisticados equipamentos do ramo e possui instalações especializadas. Foi inspirado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Militar de Percy, em Paris. Possui condições excepcionais para salvar vidas com lesões de até 70% de área queimada. Atualmente, funciona de forma híbrida possuindo duas alas: uma voltada para pacientes da COVID-19 e a outra para o atendimento de queimados, pacientes pós- operados e demais demandas, todos de forma independente.

Esse Centro é reconhecido pela Sociedade de Cirurgia Plástica e Queimaduras.

FONTE: Centro de Tratamento de Queimados- CTQ ( HFAG)

EDIÇÃO: Seção de Comunicação Social (HFAG)

Fim do conteúdo da página