Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HFAG Lança Protocolo para Utilização de CO2 em Angiografias.
Início do conteúdo da página

O Serviço de  Cirurgia Vascular (CVP) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), em parceria com o Serviço de Nefrologia, criou o protocolo para utilização de CO2 em angiografias, como meio de substituição ao contraste iodado, que é nefrotóxico, com o intuito de prevenir a lesão renal induzida por este agente.

As angiografias são realizadas no diagnóstico e tratamento das doenças arteriais e venosas como aneurismas, obstruções arteriais dos membros inferiores e vasos do abdômen. 

O CP QOMED NEF Bruno Freire Botelho e o 1T QOMED CVP Vinicius Lemos de Carvalho Lima apresentaram o protocolo que foi elaborado sob a orientação da CL QOMED NEF Lilian Fátima Miguel Acha e o TC QOMED CVP Marco Carneiro Teixeira. Foi realizada revisão sistemática da literatura cientifica e optado pela utilização da tecnologia em pacientes alérgicos ao contraste iodado e naqueles que apresentam risco de lesão renal aguda, a partir de critérios clínicos e laboratoriais. 

O CO2 é utilizado em angiografias desde 1950, porém os dispositivos que entregavam o gás carbônico aos pacientes, não permitiam que obtivéssemos boa qualidade nas imagens. Avanços recentes nos sistemas de entrega tem facilitado sua utilização, permitindo a redução significativa da incidência de Nefropatia Induzida por Contraste (NIC). 

O paciente exposto ao contraste iodado apresenta 9% de chance de desenvolver NIC e aqueles com Doença Renal Crônica (DRC) podem piorar a função renal, aumentando assim o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e hemodiálise precoce, dentre outros. 

O TC Marco destacou que "a NIC é a principal causa de Insuficiência Renal Aguda em pacientes hospitalizados e que o uso do CO2 nos pacientes selecionados, além dos benefícios inquestionáveis à saúde dos doentes, irá reduzir a necessidade de diálise, podendo diminuir o tempo de internação e as despesas hospitalares".

O HFAG dispõe da tecnologia descrita acima para oferecer ainda mais segurança aos beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica durante os procedimentos endovasculares.

Fonte: Seção de Cirurgia Vascular (HFAG)
Edição: Seção de Comunicação Social (HFAG)

Fim do conteúdo da página