Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HFAG é Referência no Tratamento da Osteoporose e na Prevenção de Fraturas
Início do conteúdo da página

 

A Osteoporose é uma doença que leva à fragilidade óssea progressiva e a uma maior probabilidade de fraturas. Ela ocorre mais em mulheres no período pós menopausa, mas também em homens a partir dos 70 anos. Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens sofrerá uma fratura osteoporótica após os 50 anos.

Essas fraturas ocorrem por um trauma mínimo, uma queda simples, por exemplo. Após um primeiro episódio, o risco para uma nova fratura pode se elevar em até quatro vezes, com maior chance de ocorrência logo no ano seguinte. O impacto de uma fratura na vida do indivíduo pode trazer consequências muito limitantes em sua rotina e na sua independência. A fratura de fêmur é a mais grave e pode, inclusive, levar à morte.

Adotar hábitos saudáveis, como ingerir alimentos ricos em cálcio, adequada exposição solar e atividade física regular auxiliam no ganho de massa óssea e na prevenção da doença. Entretanto, a doença é muitas vezes “silenciosa”. É necessária uma avaliação criteriosa e tratamento individualizado com medicamentos que modificam o metabolismo ósseo, deixando os ossos mais resistentes e reduzindo a possibilidade de fraturas.

A seção de Ortopedia do Hospital de Força Aérea do Galeão possui um ambulatório específico para o tratamento das doenças osteometabólicas e a Osteoporose é a patologia mais frequente. Além disso, o serviço conta com um programa de prevenção à refraturas, o PrevFra2. O paciente que já sofreu uma fratura por fragilidade é automaticamente selecionado para o programa e passa por uma abordagem criteriosa - investigação das causas da doença, escolha do tratamento medicamentoso adequado, avaliação dos fatores de risco para novas fraturas e educação em saúde. O 1T QOCON MED Breno, responsável pelo ambulatório e coordenador do PrevFra2, lembra que “a Osteoporose é uma doença ainda muito negligenciada e o paciente que tem uma fratura por fragilidade tem um risco muito aumentado de ter outras fraturas, especialmente nos dois anos seguintes. Abordar o paciente o quanto antes e de forma individualizada é fundamental para aumentar a chance de sucesso terapêutico e evitar uma nova lesão.”

O HFAG está cadastrado na campanha Capture the Fracture da IOF (International Osteoporosis Foundation) como um FLS (Fracture Liaison Service), um centro de prevenção à refraturas. Em outubro de 2020, o Hospital foi classificado pela IOF como “Estrela de Prata” e encontra-se entre os centros de excelência na prevenção a novas lesões ósseas.

“Somos um dos nove FLS Estrelas de Prata do Brasil pela IOF e reconhecidos mundialmente. O paciente com uma fratura por fragilidade é abordado na emergência ortopédica, recebe a indicação de tratamento (cirúrgico ou conservador) e é conduzido para o programa de prevenção à refraturas. Essa estratégia consegue reduzir em até 70% a ocorrência de novas lesões”, completa o 1T Breno. O Major Giordano, chefe da Seção de Ortopedia e Traumatologia do HFAG e grande incentivador do projeto desde o início, comenta: “Para nós é um motivo de imenso orgulho! Sem dúvida, o nosso maior objetivo é fornecer um atendimento amplo, diferenciado e cada vez melhor aos usuários do SISAU. Além disso, os médicos residentes conseguem ter uma formação ainda mais completa e saem do programa de treinamento em condições de prestar o melhor suporte à sociedade civil”.

Página da IOF: https://www.capturethefracture.org/map-of-best-practice

Fim do conteúdo da página