Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Saiba mais.
Início do conteúdo da página

O dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Por esse motivo, durante o mês de julho, organiza-se a campanha “Julho Verde”, que se propõe a informar sobre o câncer de cabeça e pescoço falando sobre promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a infecção por HPV, bem como a exposição solar no caso do câncer de lábio.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, o Brasil registra anualmente cerca de 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano, com uma preocupante tendência de aumento na sua incidência em pacientes mais jovens. O câncer de boca evidencia-se como o 5° mais frequente na região sudeste do Brasil, sendo o 5° mais comum entre homens e o 13° entre mulheres.

Nesse momento em que a missão da Divisão Odontológica do HFAG - DOD/HFAG é direcionada à odontologia hospitalar, incluídos os pacientes oncológicos, apoiar esta campanha reveste-se de especial relevância. Os Oficiais Dentistas da Seção de Estomatologia da DOD/HFAG estão preparados para realizar a avaliação e o diagnóstico desta doença. O câncer de boca costuma aparecer como feridas na boca, inicialmente sem sintomas dolorosos, que não cicatrizam por mais de 15 dias. Se diagnosticado precocemente, os índices de cura podem superar 80%.

No Brasil, a campanha Julho Verde tem o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, da Associação de Câncer de Boca e Garganta e da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral. Mais informações podem ser encontradas nos sites das referidas sociedades

Fim do conteúdo da página