Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Divisão Odontológica e Cirurgia Vascular Estreitam Vínculo Estabelecendo Protocolos de Ação Conjunta que Beneficiarão os Pacientes
Início do conteúdo da página

No dia 03 de novembro do ano de 2020, o Chefe da DOD/HFAG, Ten Cel Dent Rolla, o 1º Ten Dent César Noce e a 1º Ten Dent Roberta Imperial falaram aos Oficiais médicos cirurgiões vasculares e aos residentes desta especialidade, sobre a importância do tratamento odontológico na prevenção de doenças sistêmicas. O evento contou ainda com a importante participação do Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HFAG, Ten Cel Méd Marco.

O trio de Oficiais Dentistas estabeleceu o caráter inflamatório/infeccioso sistêmico da doença periodontal e endodôntica periapical, bem como a relação destas doenças com a formação de placas de ateroma, ocorrência bastante relacionada aos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).

Os Oficiais Dentistas apresentaram evidências científicas multidisciplinares consistentes e atualizadas, oriundas de periódicos médicos e odontológicos de alto impacto na comunidade científica.

Foi demonstrado aos presentes que as radiografias panorâmicas utilizadas como exames complementares em semiologia odontológica, podem evidenciar placas de ateroma em artérias carótidas, auxiliando os médicos em diagnósticos precoces.

Usualmente as imagens sugestivas de ateromas, em radiografias panorâmicas, se manifestam como irregulares, heterogêneas, localizadas abaixo do ângulo da mandíbula e adjacentes às vértebras cervicais C3 e C4, conforme evidenciadas na imagem acima.

Os Oficiais Dentistas da Clínica de Radiologia Odontológica e Imaginologia da DOD/HFAG são capazes de identificar imagens sugestivas do ateroma na carótida e diferenciá-las das estruturas anatômicas como o osso hióide, a epiglote, mineralização do ligamento estiolohioideo, cartilagem Tritícea, bem como processos patológicos, como sialolitos, flebólitos e linfonodos calcificados. Este olhar especializado certamente auxiliará os Médicos Cirurgiões vasculares em seus diagnósticos e decisões. No caso em que há suspeita ou confirmação da presença do ateroma, o paciente deve saber o risco da ocorrência de AVC e ficou estabelecido no protocolo de ação conjunto que estes pacientes serão sempre encaminhados para avaliação médica especializada.

Uma das principais causas de morte no mundo ocidental é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A aterosclerose, de artérias carótidas, tem sido identificada como uma das principais causas de acidente vascular cerebral, principalmente em Indivíduos hipertensos, com níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol elevados, sedentários, consumidores crônicos de álcool, fumantes e com mais de 40 anos.

Dentre diversas ações alinhadas à missão do HFAG a Chefia da DOD/HFAG estabeleceu como protocolo conjunto com a Cirurgia Vascular e a Cardiologia, buscar pacientes com o perfil supracitado, além daqueles já diagnosticados, pelos médicos, com alterações do sistema cardiovascular. O objetivo é tratar e acompanhar, de perto, a saúde oral destes pacientes.

Fim do conteúdo da página