Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Saiba mais.
Início do conteúdo da página

O tema da campanha do Novembro Azul deste ano é "SEJA HERÓI DA SUA SAÚDE", segundo anunciou a Sociedade Brasileira de Urologia.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 são esperados 65.840 novos casos, porém podem não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Prof. Antonio Carlos Lima Pompeo, é muito importante que os homens tenham acesso à informação se são do grupo de risco, quando devem procurar o médico e quais problemas podem acometê-los por meio de campanhas educativas como o Novembro Azul.

A próstata está localizada abaixo da bexiga esua principal função é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Ao longo da vida a glândula pode desenvolver três doenças: a prostatite (inflamação que chega a atingir cerca de 30% dos homens), a hiperplasia prostática benigna – HPB (crescimento benigno) – e o câncer.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata são: histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio e homens da raça negra. A recomendação da SBU é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos. Após os 75 anos, somente homens com perspectiva de vida maior do que 10 anos poderão fazer essa avaliação.

Visite o link da cartilha do INCA e previna-se!

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/image//capa-cartilha-cancer-prostata-2019.jpg

 Fonte: 

www.inca.gov.br

http://portaldaurologia.org.br/publico/novembro-azul/novembro-azul-alerta-para-diagnostico-e-tratamento-do-cancer-durante-a-pandemia

Fim do conteúdo da página