Militares das três Forças Armadas integraram uma ação conjunta dos Ministérios da Defesa, da Justiça e da Saúde em apoio às populações indígenas no combate ao novo coronavírus. O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) participou enviando militares para trabalhos de campo.
As equipes foram compostas por clínicos gerais, ginecologistas-obstetras, infectologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Além dos atendimentos especializados, foram ministradas atividades educativas de prevenção à Covid-19 tais como: a maneira correta de higienização das mãos, do uso de máscaras, e do isolamento domiciliar.
A “Operação Xavante” fase 2 foi realizada de 03/08 a 09/08. Nesta os militares da Marinha, Exército e Aeronáutica seguiram para o município de São Félix do Araguaia, na divisa entre os estados do Mato Grosso e Tocantins. Eles foram reforçar o apoio à saúde da comunidade de mesmo nome do grupo indígena que vive naquela região do país. O HFAG enviou para esta missão a 1° Tenente Enfermeira Bianca Correia.
A “Missão Miranda”, coordenada pelo Comando Conjunto Oeste, visitou mais de dez aldeias da região do município de Miranda, em Mato Grosso do Sul de 22/08 a 01/09. Dentre os militares da FAB, o HFAG contribuiu enviando dois militares para esta missão, a 1° Tenente Enfermeira Manuela Teixeira Batista Barbosa e o 3º Sargento Técnico em Enfermagem Rodrigo de Lima Osawa.
A terceira fase da “Operação Maranhão” ocorreu de 29/09 a 05/10 com objetivo de reforçar o combate à Covid-19 em comunidades indígenas nesta região do Nordeste do País. A participação do HFAG nesta missão foi o envio de três militares: 2º Tenente Médico Renan Bittencourt Maia e dois graduados técnicos em enfermagem, 3º Sargento Cecília Moura de Souza e 3º Sargento Alessandro Fernandes Bessa Renovato.
A equipe de saúde desta missão assistiu à população indígena, em sua maior parte da etnia Guajajara, que vive ao leste da cidade de Imperatriz (MA).
A direção deste hospital parabeniza os militares que participaram das missões e agradece seu empenho no cumprimento do dever.
Redes Sociais