Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Missão Interministerial entre as Três Forças Armadas leva Atendimento de Saúde para Comunidades Indígenas
Início do conteúdo da página

 

Militares das três Forças Armadas integraram uma ação conjunta dos Ministérios da Defesa, da Justiça e da Saúde em apoio às populações indígenas no combate ao novo coronavírus. O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) participou enviando militares para trabalhos de campo.

As equipes foram compostas por clínicos gerais, ginecologistas-obstetras, infectologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Além dos atendimentos especializados, foram ministradas atividades educativas de prevenção à Covid-19 tais como: a maneira correta de higienização das mãos, do uso de máscaras, e do isolamento domiciliar.

A “Operação Xavante” fase 2 foi realizada de 03/08 a 09/08. Nesta os militares da Marinha, Exército e Aeronáutica seguiram para o município de São Félix do Araguaia, na divisa entre os estados do Mato Grosso e Tocantins. Eles foram reforçar o apoio à saúde da comunidade de mesmo nome do grupo indígena que vive naquela região do país. O HFAG enviou para esta missão a 1° Tenente Enfermeira Bianca Correia.

A “Missão Miranda”, coordenada pelo Comando Conjunto Oeste, visitou mais de dez aldeias da região do município de Miranda, em Mato Grosso do Sul de 22/08 a 01/09. Dentre os militares da FAB, o HFAG contribuiu enviando dois militares para esta missão, a 1° Tenente Enfermeira Manuela Teixeira Batista Barbosa e o 3º Sargento Técnico em Enfermagem Rodrigo de Lima Osawa.

A terceira fase da “Operação Maranhão” ocorreu de 29/09 a 05/10 com objetivo de reforçar o combate à Covid-19 em comunidades indígenas nesta região do Nordeste do País. A participação do HFAG nesta missão foi o envio de três militares: 2º Tenente Médico Renan Bittencourt Maia e dois graduados técnicos em enfermagem, 3º Sargento Cecília Moura de Souza e 3º Sargento Alessandro Fernandes Bessa Renovato.

A equipe de saúde desta missão assistiu à população indígena, em sua maior parte da etnia Guajajara, que vive ao leste da cidade de Imperatriz (MA).

A direção deste hospital parabeniza os militares que participaram das missões e agradece seu empenho no cumprimento do dever.

Fim do conteúdo da página