No dia 17 de setembro a Comissão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Hospital de Força Aérea do Galeão (CDQBRN/HFAG) organizou um encontro de cooperação com a Escola de Instrução Especializada (EsIE), dando prosseguimento ao cumprimento do cronograma do Curso de Especialização em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear da EsIE, direcionado aos sargentos do Exército Brasileiro para ocupar cargos e desempenhar funções nas seções de Estado-Maior e nas frações das organizações militares especializadas em DQBRN.
O evento foi aberto pelo Diretor do Hospital, Brig Med
Marcos Vieira Maia, que fez uma breve apresentação sobre esta Organização Militar, falando sobre a missão do Hospital e a sua importância dentro do Sistema de Saúde da Aeronáutica. Na ocasião, também foi demonstrado como o HFAG preparou-se para um possível atendimento de vítimas de terrorismo químico envolvendo agentes QBRN, com ênfase na parte química.
O auditório do HFAG foi palco de palestras instrutivas realizadas pela CDQBRN/HFAG. O Cap Med Moisés Bonifácio das Neves falou sobre “O Preparo e o Plano de Ação do HFAG no Atendimento QBRN” que abordou a organização, a estrutura e os procedimentos necessários para receber vítimas por agentes QBRN, com foco nas adaptações específicas realizadas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ/HFAG) que está capacitado com tecnologia de ponta e em condições de atender os casos mais complexos.
Em seguida o Ten Cel Med Heitor Castro Júnior apresentou a palestra “Dificuldade na Atuação com Equipamentos de Proteção Individual” que demonstrou as dificuldades, complicações e desgastes físicos nos cuidados e procedimentos em pacientes contaminados por agentes químicos, utilizando-se trajes de proteção (níveis A, B e C).
Estiveram presentes no evento, o Instrutor Cap Art Bruno Maia Nóbrega Alves e Sargentos da Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro (EsIE /EB), Cap Med Gabriela Penteado de Castro do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (GBS/CBMERJ), além dos militares da CDQBRN/HFAG.
Redes Sociais