Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O mês de julho é representado pela campanha do Julho Verde, campanha mundial de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Segundo as estimativas do Inca para 2020 o câncer na cavidade oral é o quinto mais comum em homens na região sudeste.

Incluindo todas as áreas da boca e órgãos como laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal e glândulas salivares, aproximadamente 700 mil novos casos são registrados anualmente.

Em 2018 foram registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no Brasil, 6.455 óbitos por câncer de lábio e cavidade oral, representando 50% dos óbitos por câncer de cabeça e pescoço (exceto glândula tireoide).

O HOSPITAL DE FORÇA ÁEREA DO GALEÃO possui uma equipe de Estomatologistas que atuam no ambulatório realizando a prevenção e o diagnóstico do Carcinoma de Células Escamosas, tumor maligno mais comum da cavidade oral, assim como dos demais tumores malignos.

A equipe atua também no suporte e tratamento dos pacientes em tratamento oncológico na Unidade, realizando suporte terapêutico, medicamentosos e laserterapia para prevenção de mucosites.

A campanha que seria realizada esse ano foi suspensa devido a pandemia, mas seguem algumas orientações importantes na prevenção:

Boa higiene bucal

Escovar bem os dentes, ter próteses dentárias bem ajustadas e o acompanhamento regular de um dentista é muito importante para identificação  precoce de lesão suspeita na boca.
 
Tabagismo

Não fumar charuto, cachimbo, cigarro ou derivados é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.
 
Álcool
Evitar o uso de bebidas alcoólicas é outro método preventivo efetivo muito importante.
 
Dieta
Uma dieta balanceada, a base de vegetais como cenoura, abóbora, espinafre, couve, batata doce e frutas como mamão – todas essas ricas em beta-caroteno e consumo de proteínas e minerais também é um fator preventivo.
 
Cuidados na exposição solar

Usar protetor solar, protetor labial, boné, chapéu ou outro tipo de proteção quando ficar exposto ao sol, prevenindo assim, o câncer de pele na face, couro cabeludo, boca e pescoço.

Pratique sexo seguro

O HPV, vírus que é transmitido pela via sexual, está associado com tumores de colo uterino e mais recentemente também com neoplasias de cabeça e pescoço. A presença do vírus não significa desenvolvimento imediato de tumores, existem outros fatores associados (como baixa imunidade, por exemplo), porém devemos estar atentos para evitar a contaminação.

Fim do conteúdo da página