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Página inicial > Slideshow > ODONTOLOGIA MILITAR ENGAJA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
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Os Oficiais Dentistas da Divisão Odontológica do HFAG (DOD/HFAG) passam a integrar, na linha de frente, a equipe de atendimento aos pacientes graves internados com suspeita ou infectados pelo Coronavírus. Essa atividade odontológica especializada teve início na segunda-feira, dia 30/03/2020.

A presença do Cirurgião-dentista no CTI, realizando diagnósticos e procedimentos em pacientes críticos, já é uma rotina no HFAG. Essa é uma estratégia alinhada a outros grandes hospitais, que atendem alta complexidade. Tal cenário reforça o perfil da missão da DOD/HFAG, a qual é voltada à Odontologia Hospitalar.

Com a declaração da Pandemia do Coronavírus e a partir das orientações emanadas pelo Ministério da Saúde, pela DIRSA e pelo Diretor do HFAG de suspender as atividades clínicas eletivas odontológicas, o Chefe da DOD/HFAG determinou que o efetivo de Oficiais Dentistas iniciasse, imediatamente, intenso treinamento para atuação nesses casos. A instrução foi ministrada por Oficiais Médicos Infectologistas/Intensivistas e Cirurgiões-dentistas Estomatologistas, habilitados em Odontologia Hospitalar.

Um Protocolo Operacional Padrão foi elaborado pela Seção de Estomatologia, e a equipe da DOD/HFAG, composta por 26 Oficiais Dentistas, preparou-se para iniciar o atendimento aos pacientes internados infectados por Sars-Cov-2, no CTQ.

Após o treinamento teórico/prático, tais Oficiais vêm se mantendo aptos ao prontoemprego, realizando o atendimento aos pacientes críticos, internados também no CTI.

Objetivos/benefícios da presença do Cirurgião-dentista na equipe:

  • Redução da taxa de pneumonia associada a ventilação (PAV);
  • Menor exposição da equipe médica, odontológica, fisioterápica e de enfermagem à contaminação;
  • Redução de tempo de internação (atualmente 21 dias), mortalidade e morbidade;
  • Diminuição da contaminação microbiana nos respiradores artificiais;
  • Economicidade - Redução de custo por internação;
  • Maior rotatividade de leitos (diminuição do tempo de espera de leitos); e,
  • Qualidade total (agregar valor ao atendimento).
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