Na semana dos dias 03 a 07 de Junho de 2019, o Hospital de Força Aérea do Galeão coordenou o Segundo Curso Brasileiro de Aspectos Médicos em Assistência e Proteção contra Agentes Químicos (CBRAMED II) com a finalidade de capacitar profissionais de saúde para atuarem no atendimento de vítimas de agentes químicos, com ênfase no ambiente intra-hospitalar.
O Curso contou com a participação de alunos militares vindos da Aeronáutica, do Exército, da Marinha e do Corpo de Bombeiros.
O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) foi responsável por diversas instruções e oficinas sobre a Evacuação Aeromédica (EVAM) de pacientes contaminados e contribuiu com o emprego de manequins que reproduzem os sinais e sintomas de um paciente real. Já o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) teve a responsabilidade de conduzir uma instrução teórica e prática sobre a utilização do equipamento de proteção individual em atividades de DQBRN.
A iniciativa da realização do curso foi muito elogiada pelo Dr. Carlos Roberto da Silva (Analista de Ciência e Tecnologia e Coordenador de Implementação e Acompanhamento da Área Química no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC), representante da autoridade nacional presente na abertura do evento, reforçando o apoio da mesma e enaltecendo a importância de capacitar profissionais de saúde para atuarem no atendimento de vítimas de agentes químicos em ambiente pré e intra-hospitalar.
Redes Sociais