O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) abriu nesta segunda-feira (25) a Semana de Prevenção às Hepatites Virais com diversas ações O evento busca levar conhecimento sobre as hepatites B e C, seus perigos, formas de prevenção e tratamento. A campanha segue até sexta-feira (29).
Durante as ações programadas para a campanha, além do teste rápido para as hepatites B e C, serão dadas explicações com distribuição de informativo impresso para os participantes.
Doença
As hepatites B e C são infecções no fígado causadas por vírus e pode ser transmitido pelo sangue, sendo o tipo B principalmente por contato sexual. Os primeiros sintomas das hepatites podem ser: tontura, cansaço, enjôo, febre, dor na região do fígado (lado direito, abaixo da costela), pele e olhos amarelados, urina escura, fezes clara, entre outros.
A doença pode evoluir para cirrose e câncer de fígado, mas existe tratamento. Apenas um exame de sangue detalhado já permite a identificação dos vírus.
Formas de prevenção às hepatites B e C
- - Mulheres grávidas podem passar o vírus para o bebê. Vacine o recém-nascido nas primeiras 12 horas após o nascimento;
- - Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 pode ter Hepatite C, faça o teste;
- - Não compartilhe agulhas ou seringas;
- - Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, em estúdios de tatuagens e na hora de colocar piercing;
- - Use camisinha.
Redes Sociais