Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Realizado Seminário de Serviço Social no HFAG
Início do conteúdo da página

seminario-servico-social

 “Dentre os desafios de envelhecer no Brasil, consta a busca pela execução de políticas sociais eficazes no atendimento desse crescente segmento de indivíduos que requer atendimento especializado segundo suas características, no qual sua autonomia deve prevalecer nas tomadas de decisão”.

Diante dessa máxima o HFAG elaborou o Seminário de Serviço Social, cujo tema foi: Rede de proteção ao idoso em situação de risco

Segundo os participantes do evento, considera-se que com o aumento da população idosa, estas não acabam por demandar exclusivamente serviços de saúde, mas de outras políticas, como assistência social, exigindo ações intersetoriais na elaboração e execução de políticas públicas.

Referente à rede de proteção ao idoso no Brasil, destaca-se nos últimos anos avanços importantes, como: campanhas de enfrentamento à violência, BPC, serviços e ações custeadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Com isso, destaca-se o grande desafio para os assistentes sociais perante a população que envelhece na garantia dos direitos sociais da população usuária, na garantia de acesso do idoso a esses direitos, com igualdade, pois estando inserido numa sociedade capitalista, desigual, apesar do predomínio dos discursos de igualdades, mas que não se concretizam, os idosos pelos anos que tem, passa a serem considerados um “peso”, ao invés de serem vistos como pessoa e ser social.

Garantir o atendimento dessa parcela da população não é luxo, mas uma necessidade fundamentada em direitos constituídos. As políticas e programas devem ser baseados nos direitos, necessidades, preferências e habilidades das pessoas mais velhas, considerando que em cada município, região, Estado, tem-se demandas específicas que precisam ser consideradas. Deve-se manter a autonomia e a independência do idoso, com qualidade de vida.

seminario-servico-social-03

O objetivo do seminário foi articular profissionais de diversas áreas das políticas sociais a fim de juntos pensarem em estratégias de atendimento qualificado a este público, bem como chamar a atenção dos gestores no  aprimoramento dos serviços prestados a esta população.

O evento contou com uma programação intensa, dentre várias palestras temáticas e mesas redondas, proferidas por renomados profissionais, que abordaram temas como: Processo de Envelhecimento e Rede Familiar; Política de Assistência Social; Política de Segurança Pública: Área Sócia Jurídica.

Fizeram parte do ciclo de palestras os seguintes profissionais:

  • - Margareth Glória Gambato - Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro - SMS
  • - Andrea Pereira de Assis Ouverney - Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - SMASDH
  • - Marcela Lobo de Castro - Assistente Social do Ministério Público
  • - Rosely Reis Lorenzato - Presidente do Conselho Estadual para Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa- CEDEPI

seminario-servico-social-02

 “A velhice é honrosa se é privilegiada, se conserva seus direitos, se não está submetida a ninguém e se mantém, até o último alento de vida, a autoridade sobre os seus. Efetivamente, assim como aprecio o jovem que tem algo senil,também tenho prazer com o velho que tem um pouco de juventude. Quem consegue isso poderá ser velho no corpo, mas não o será no espírito”

seminario-servico-social-04

Fim do conteúdo da página