No dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data é celebrada em homenagem a Florence Nightingale, fundadora da primeira escola de enfermagem da Inglaterra, no Hospital Saint Thomas.
No Brasil, a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão recebeu o nome de Anna Nery, em homenagem a precursora da enfermagem no país. Anna Nery, considerada a matriarca da enfermagem brasileira, morreu em 20 de maio de 1880.
Para homenagear esses profissionais de saúde, o Hospital de Força Aérea do Galeão, no dia 17 de maio, realizou a 10ª Semana de Enfermagem que acontece todos os anos de 12 a 20 de maio e comemorou os 35 anos do Serviço nesta Organização Militar. A Vice-Diretora do HFAG, Cel Med Eliane, dando início às atividades acadêmicas, em breve discurso ressaltou a importância da enfermagem no dia a dia de uma Unidade de Saúde e enalteceu o trabalho desenvolvido por eles, primordial para o conforto e sobrevida dos pacientes.
Entre as atividades comemorativas do Encontro, os profissionais presentes puderam assistir a um ciclo de palestras abordando os temas “Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN)” com a Ten Flávia Couto, Enfermeira do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e “Sintomas Osteomusculares Relacionados ao Trabalho de Enfermagem em uma UTI” com a Ten Clarice Maria de Araújo Rodrigues.
Segundo os organizadores, além da comemoração da data, o Encontro também teve o objetivo de reciclar os profissionais da área de saúde para cumprirem cada vez melhor as suas tarefas.
Redes Sociais