Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HFAG realiza simulado de Defesa QBRN
Início do conteúdo da página

 

No dia 27 de Abril de 2016, a Força Aérea Brasileira, cumprindo um cronograma de treinamentos, realizou um simulado de DQBRN (Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear) no Rio de Janeiro, com a finalidade de receber um paciente com contaminação por agente químico e utilizar os procedimentos necessários para o tratamento do mesmo durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

QBRN2Participaram do treinamento militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, Polícia Militar (PMERJ) do Estado do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros (CBMERJ), e ainda representantes do Ministério da Saúde. O exercício constituiu em remover as vítimas em aeronaves da FAB e levá-las para as unidades de saúde com capacidade de fazer este tipo de atendimento. A operação começou com a descontaminação da vítima na tenda do Exercito, em Deodoro, seguindo para a Base Aérea dos Afonsos (BAAF) onde se iniciou a preparação da vítima e o seu embarque na aeronave com destino ao Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). No heliponto do HFAG a aeronave foi recebida pela equipe de resgate desta OM, qualificada para este tipo de ação, que em ambulância devidamente equipada encaminhou o paciente ao Centro de Tratamento de Queimados/Centro de Tratamento de Vítimas de Armas Químicas (CTQ/CTVAQ), referência no Rio de Janeiro.

QBRN3Os envolvidos na missão utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para agentes QBRN. Outra etapa importante do exercício é a descontaminação da aeronave, tripulação e equipe envolvidas no resgate. Vale à pena lembrar que durante os Jogos Olímpicos será montada no estacionamento do HFAG, em caráter de plantão, uma Unidade de Monitorização e Descontaminação de pacientes possivelmente contaminados por agentes QBRN.

O simulado teve por objetivo o treinamento para pronto emprego para as Olimpíadas e Paraolimpíadas a serem realizadas na cidade do Rio de Janeiro em 2016.

O Hospital da Força Aérea do Galeão se destaca com reconhecida qualidade por possuir adequada estrutura para o atendimento em caso de atentados de natureza química, além de um corpo clínico altamente qualificado, o que permite uma ação totalmente integrada nas áreas multidisciplinares da Saúde.

Fim do conteúdo da página