Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Prevenção de Doenças > SlideShow > HFAG Comemora o Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras
Início do conteúdo da página

dia-prevencao-queimaduras

Em comemoração ao “Dia Nacional de Luta contra Queimaduras”, que acontece todo dia 6 de junho, o Hospital de Força Aérea do Galeão promoveu uma palestra no auditório três oficinas práticas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

O objetivo do evento foi atualizar profissionais do corpo de enfermagem do Hospital e de outras Unidades de Saúde da Aeronáutica no sentido da prevenção de queimaduras, como também, atender a nova missão do HFAG nas Olimpíadas e Paraolimpíadas. 

A Ten Cel Enf Rúbia, Chefe da DAC (Divisão de Atividades Complementares), abriu o evento falando sobre o Centro de Tratamento de Queimados do HFAG, cuja construção foi inspirada no Hospital de Percy, na França. Em breve explanação, comentou também que o CTQ é referência na América Latina e citou as banheiras de balneoterapia e duas salas próprias de centros cirúrgicos como um diferencial no tratamento realizado no CTQ desta Organização Militar (OM).

dia-prevencao-queimaduras2Dando continuidade às atividades, os militares presentes tiveram a oportunidade de visitar o interior do Centro de Tratamento de Queimados onde participaram das três oficinas práticas: a balneoterapia, procedimentos no paciente queimado e a rotina de internação do CTQ .

Estima-se que no Brasil um milhão de pessoas sejam vítimas de queimadura por ano. Mais de 80% das queimaduras acontecem na cozinha, atingindo crianças com menos de quatro anos. É necessário maior atenção e cuidados, pois as queimaduras podem trazer consequências físicas, emocionais e sociais que podem ser temporárias ou para a vida toda.

Em caso de queimaduras, deve-se manter a calma, lavar a área atingida em água corrente e procurar o serviço de saúde mais próximo. A prevenção será sempre o melhor remédio.

dia-prevencao-queimaduras3

Fim do conteúdo da página