Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Prevenção de Doenças > SlideShow > HFAG Inaugura Rede de Telemedicina
Início do conteúdo da página

rute1

No dia 16 de maio foi inaugurada a Unidade da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). O Brig Med Rosenberg, Subdiretor Técnico da DIRSA, acompanhado pelo Brig Med Apolinario, diretor do HFAG, realizou a abertura do evento e considerou um marco o ingresso da Rede no sistema de saúde da Aeronáutica.  O HFAG foi a primeira instituição das Forças Armadas a fazer a adesão à Rede. A RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finesp) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que visa dar apoio  ao aprimoramento de projetos em telemedicina já existente e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A RUTE estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de grupos de interesse especial- SIGS. Estes grupos promovem sessões por videoconferência ou webconferência para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área de saúde, em diversos níveis de formação profissional.

Durante o evento, foi possível interagir através de videoconferência com profissionais de saúde de outras cidades como Brasília, Salvador, Vitória e São Paulo.

O coordenador nacional da RUTE, Dr. Luiz Ary Messina parabenizou o HFAG pela iniciativa da adesão à RUTE e durante a sua explanação ressaltou os benefícios da mesma.

Com a RUTE haverá condições de levar conhecimento as áreas mais longínquas do país, como as fronteiras e regiões onde exista carência de profissionais de saúde que poderão se beneficiar com uma segunda opinião em seus atendimentos. A rede também atenderá aos Hospitais de Campanha (HCAMP).

A enfermagem do Hospital de Força Aérea do Galeão já participava do programa através da WEB desde 2015 e em 2016 iniciou a participação através de Teleconferência sob a coordenação da Ten. Enf. Flávia, sendo inaugurada este mês nesta Unidade de Saúde.

O encerramento do evento foi realizado pelo Diretor do Hospital, Brig Med. Julio Cesar da Gama Apolinário, que agradeceu ao Dr. Messina o apoio, orientação e dedicação  dados ao projeto.

rute3

Estiveram presentes várias autoridades do Sistema de Saúde da Aeronáutica: Brig Med Miguel, Diretor do HCA; Brig Med Walter Kichinhevisky, Subdiretor de Logística da DIRSA; Brig Med Jordão, Subdiretor da Saram, além da presença de  representantes  de diversas Unidades de Saúde, Capitão-de-Mar-e-Guerra Med Gisela, do Hospital Naval Marcilio Dias; Maj Med Martins, do Hospital Central da Polícia Militar e  o representante do Serviço de Radioterapia da UFRJ, Paulo Cesar Canary.

Fim do conteúdo da página